USANDO A CRIAÇÃO COM RESPONSABILIDADE!
USANDO A CRIAÇÃO COM RESPONSABILIDADE!
Texto: Dt 22.6,7
“Se você encontrar um ninho numa árvore ou caído no chão, e a mãe estiver lá com os filhotes ou com os ovos, não pegue a mãe; leve os filhotes, mas deixe a mãe sair voando…” (Dt 22.6).
O livro bíblico de Deuteronômio traz explicações detalhadas da vontade de Deus expressa nos mandamentos. Veja bem: Moisés não está ensinando o povo de Deus a ser obediente a um deus que “talvez” os liberte. Pelo contrário, Moisés está falando a um povo que “já foi liberto” pelo Senhor e que, como consequência desta libertação, vive uma vida de acordo com a vontade deste Deus libertador.
Olhando por esta perspectiva, todas as regras entregues por Deus através de Moisés incentivam atitudes de auxílio e cuidado mútuos, cuidados pessoais, com o próximo e com a criação. Em termos bem práticos, Moisés nos ensina a agirmos de acordo com a vontade de Deus em diversas situações.
Uma delas, no capítulo 22, diz: “Se você encontrar um ninho numa árvore ou caído no chão, e a mãe estiver lá com os filhotes ou com os ovos, não pegue a mãe; leve os filhotes, mas deixe a mãe sair voando…”.
A situação aqui é bem específica: um ninho de pássaro caído no chão com filhotes ou ovos. O que fazer? Fingir que não viu? Deixar como está? Pegar os filhotes?
Por que será que Deus “desperdiça” versículos bíblicos para falar de uma situação que talvez nunca encontremos em nossa vida? Na realidade, todos nós podemos aprender com o princípio que está por traz deste conselho. A lógica é a seguinte: Os ovos, ou filhotes fora do ninho têm poucas chances de sobreviver. A mãe tem totais condições! Por isto você pode pegar os ovos ou os filhotes, mas não a mãe. Deus nos dá liberdade para que usemos tudo o que estiver à nossa disposição na criação, mas devemos sempre levar em conta sua continuidade e preservação, para que não venha a faltar ou se extinguir.
Cuidar daquilo que Deus nos confiou é um ato de amor e responsabilidade próprios de quem já foi liberto, salvo e perdoado pela obra de Jesus.
Oremos: Amado Pai, que eu possa entender que nenhuma parte da criação é insignificante para os teus olhos. Ensina-me a usar e aproveita sabiamente tudo que colocas a minha disposição todos os dias. Em nome de Jesus. Amém.
www.horaluterana,org,br
--
Um abraço e que Deus te abençoe sempre.
Pastor Ari Schulz
Pastoral do CEULP/ULBRA
Fone: (63) 3219-8051 ou 92249827
"Crê no Senhor Jesus e serás salvo." At 16.31