Publicado em: 10/03/2015 07:20

PERDOAR DE NOVO?




PERDOAR DE NOVO?

Texto: Mateus 18.21,22

“Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes” (Mt 18.22).

 

Então Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes?

Os discípulos discutiam sobre quem era o mais importante do grupo. Jesus, conhecendo o coração deles e a intenção daquela discussão, aproveita para falar da humildade, de “ser como crianças” e do que fazer quando alguém erra.

Os discípulos perguntavam quantas vezes devemos perdoar um ao outro. Pedro arrisca um número: 7 vezes. Dependendo da cultura, os números dizem muito. Muitos não se arriscam a sentar na poltrona 13 do avião ou ficar no 13º andar de um hotel. Em alguns países da América do Sul, dia 29 é dia de comer nhoque. No contexto da Bíblia, 7 significa um número total, completo, como os dias da semana. Pensar em perdoar 7 vezes a mesma pessoa já era o máximo para Pedro.

Jesus responde com um sonoro “não”. “Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes” (Mt 18.22). Perdoar não combina com calculadora. Se você está contando quantas vezes o irmão se equivocou e quantas vezes o perdoou, está fazendo por obrigação e não de coração, por amor.

O perdão não tem limites. Assim é Deus com a gente. Através da fé Jesus Cristo nos oferece o perdão cada vez que nos damos conta que fizemos algo contra Deus e contra o próximo e nos sentimos tristes por não andar nos seus caminhos. Arrependimento é mais que ficar triste: é tentar não errar novamente. E o mais importante é confiar que Jesus, que deu sua vida perfeita na cruz, pode fazer nossos pecados serem abolidos do mapa.

Estamos convidados e desafiados por Jesus a sermos perdoados por Deus e a perdoar o nosso próximo, não importando o número de vezes.

Oremos: Senhor Jesus, que bom que aconselhaste Pedro a perdoar sempre. Também vivemos esse dilema na nossa vida. Ajuda-nos a pedir e receber o teu perdão diariamente para compartilhá-lo com outros. Em teu nome. Amém.

www.horaluterana,org,br
--
Um abraço e que Deus te abençoe sempre.
Pastor Ari Schulz
Pastoral do CEULP/ULBRA
Fone: (63) 3219-8051 ou 92249827

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo." At 16.31







Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000