Publicado em: 27/04/2015 07:48

AMANDO COMO CRISTO AMOU!




AMANDO NA INCALCULÁVEL MEDIDA DE CRISTO

Texto: 1João 3.16-24

“Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos” (1Jo 3.16).

 

Como definir o amor? Como saber amar? Há uma canção que diz que “a medida de amar é amar sem medida”. Mas isso é possível? Quem, algum dia, amou dessa forma?

João, em sua primeira carta, afirma que nós cristãos temos conhecimento do que é o amor, da sua medida e consequente definição. No capítulo 3, versículo 16, ele diz: “sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos”. O texto bíblico não somente aponta para a causa do amor, mas também para as consequências para aqueles que são atingidos por essa atitude amorosa de Jesus.

Sabemos que o amor de Deus não é apenas um sentimento, que não se resume a uma poesia ou canção. Esse amor não é algo subjetivo, mas objetivo nas ações, não sendo apenas “de palavras e de conversa” (1Jo 3.18). A base é Jesus e sua morte, essa é a prova maior. Essa é a medida. Medida que está nas Escrituras, especialmente nos Evangelhos. Em Jesus temos tudo o que precisamos saber sobre o amor e como amar.

Mesmo que seja difícil amar como Cristo amou em razão de nossa imperfeição, a Palavra de Deus nos mostra que não é impossível. Ouvir, dar atenção, repartir, doar, viver não para si, mas para aqueles que estão à nossa volta, é totalmente possível. Jesus nos mostrou isso na sua caminhada, pensando em nós, em direção à cruz.

Diante de todo esse amor de Cristo e sabedores disso, temos a nobre tarefa, orientada e guiada pelos mandamentos do Senhor, de amar na medida de Jesus: na ação não de receber, mas de doar. Interessado no próximo e não em nós mesmos, “que nos amemos uns aos outros” (1Jo 3.11).

Oremos: Querido Deus, como é bom saber que teu amor é maior que qualquer medida humana. Ajuda-nos, ó Pai, para que mesmo com a nossa limitação, orientados pelo teu Santo Espírito, possamos amar assim como nos amaste. Em nome de Jesus. Amém.

www.horaluterana.org,br
--
Um abraço e que Deus te abençoe sempre.
Pastor Ari Schulz
Pastoral do CEULP/ULBRA
Fone: (63) 3219-8051 ou 92249827

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo." At 16.31







Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000