Publicado em: 03/06/2015 07:13

SEGUINDO E CANTANDO!




SEGUINDO E CANTANDO
Texto: Salmo 40.1-4
“Ele me ensinou a cantar uma nova canção” (Sl 40.3).
Por vezes se diz que as artes florescem em tempos de paz e prosperidade. Isso parece um tanto óbvio. Se um músico fosse convocado para ir à guerra, não teria como compor as suas músicas. Mas isto não quer dizer que não se faça música em tempos de crise ou dificuldade. Afinal, algumas das mais belas canções do povo de Deus foram compostas em tempos de grande angústia.
Mesmo em tempos difíceis o povo de Deus sempre tem as suas necessidades mais profundas atendidas. Em Jesus, tenho tudo: perdão dos erros passados, significado para a vida de hoje, rumo e esperança para a vida no futuro. Assim sendo, a fé bíblica é, acima de tudo, uma fé alegre.
A Bíblia está cheia de cânticos de louvor. O primeiro cântico aparece em Êxodo 15. Ali, ao saírem da escravidão no Egito, Moisés e os filhos de Israel entoaram um cântico ao Senhor Deus. Começava assim: “Cantarei ao Senhor Deus, porque triunfou gloriosamente”. O último cântico da Bíblia aparece em Apocalipse 15. E, curiosamente, é chamado de cântico de Moisés. Ali, o povo de Deus, resgatado em Jesus, canta assim: “Ó Senhor Deus, Todo-Poderoso, como são grandes e maravilhosas as tuas obras”.
A fé bíblica é marcada pela alegria e a igreja cristã é uma igreja que canta, mesmo em momentos de tristeza. No Salmo 40 aparecem palavras que são, por assim dizer, a confissão de cada cristão. Diz assim: “Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o Senhor. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro. Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. Ele me pôs seguro em cima de uma rocha e firmou os meus passos. Ele me ensinou a cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus”.
Deus nos dá motivos para cantar e ainda nos ensina uma nova canção. Uma canção de uma nova vida de um coração perdoado e regenerado. Aí é bom demais! Mas que bom que é assim.
Oremos: Senhor Deus, obrigado por me dares todos os motivos para cantar o teu louvor. Obrigado por me ensinares sempre uma nova canção. Que ao longo deste dia eu possa te louvar e engrandecer através da minha maneira de ser e de viver.  Por amor de Jesus. Amém.







Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000