Publicado em: 19/06/2015 10:03 - Atualizado em: 19/06/2015 10:05

AMOR E LUZ




AMOR E LUZ

Texto: 1João 2.9-11

“Quem ama o seu irmão vive na luz, e não há nessa pessoa nada que leve alguém a pecar” (1 João 2.10).

 

Amor e luz – esses são temas muito preciosos para o apóstolo João. Tanto que ele chegou a ser conhecido como o discípulo do amor. Em sua segunda epístola, no capítulo 2, versículo 10, João une seus temas favoritos ao dizer: “Quem ama o seu irmão vive na luz”. Mas, que luz é essa? A resposta está no primeiro capítulo do evangelho que leva seu nome: João escreve que Cristo é “a luz que brilha na escuridão” (Jo 1.1-5).

Tudo isso significa que amar o irmão só é possível quando Cristo ilumina a nossa vida. Assim sendo, João lembra que aquele que diz que conhece a Cristo e odeia o próximo está mentindo, está longe da luz e vive na escuridão. Hoje a situação piorou: apesar de vivermos numa época iluminada por luzes artificiais, continuamos odiando nosso próximo, como na época de João, e fingimos amá-lo. Somos cínicos.

Qual a saída? Como deixar o cinismo de lado e amar de verdade? O caminho não é buscar forças em nós mesmos, ou em nosso coração. Nosso coração, por si só, é incapaz de produzir amor. Assim, o único caminho para amar verdadeiramente é viver na luz de Cristo. Somente amamos de verdade, quando a luz de Cristo ilumina nossas vidas. Essa luz não fica estática. Ao contrário, ela nos move a demonstrar o amor na prática, perdoando ao próximo, ajudando-o nas necessidades e se doando em favor dele.

Quando amamos, convidamos os outros a viver no perdão de Cristo, conquistado com sua morte na cruz. De amor em amor, de perdão em perdão, somos levados por Deus à cidade da luz eterna, onde não haverá mais choro, dor, tristeza e escuridão.

Oremos: Querido Deus da luz, dá-nos a cada dia maior capacidade de amar o nosso próximo. Aumenta em nós o conhecimento da tua Palavra, pois é dela que vem a luz que nos dá perdão. Por Cristo Jesus. Amém.

www.horaluterana,org,br
--
Um abraço e que Deus te abençoe sempre.
Pastor Ari Schulz
Pastoral do CEULP/ULBRA
Fone: (63) 3219-8051 ou 92249827

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo." At 16.31







Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000