Publicado em: 26/06/2015 07:12

O AMOR AO PRÓXIMO!




O AMOR AO PRÓXIMO

Texto: 2Coríntios 8.1-9

“E fizeram muito mais do que esperávamos. Primeiro, eles deram a si mesmos ao Senhor e depois, pela vontade de Deus, eles se deram a nós também” (2Co 8.5).

 

Como deve ser a relação dos cristãos com o dinheiro e com seus bens? O apóstolo Paulo usa o exemplo dos cristãos pobres que viviam na região da Macedônia para ensinar a respeito disso aos cristãos da cidade de Corinto, que viviam em situação financeira bem mais confortável.

Viver na Macedônia no primeiro século da era cristã era viver na pobreza, passar por aflições, viver uma vida difícil. Mas quando souberam que outros cristãos estavam passando fome e estavam sendo perseguidos em outra região, esses cristãos da Macedônia não inventaram desculpas. Amorosamente, uniram-se para ajudar.

Mas o que havia de especial nesses cristãos que os levou a colocar seus bens, por menor que fossem as suas posses, à disposição de Deus? Qual era o segredo deles? Paulo comenta sobre eles na sua segunda carta aos Coríntios, capítulo 8, versículo 5, dizendo: “E fizeram muito mais do que esperávamos. Primeiro, eles deram a si mesmos ao Senhor e depois, pela vontade de Deus, eles se deram a nós também”. Os macedônios se colocaram à disposição da igreja de Cristo e de todos os necessitados.

O segredo deles é que eles mesmos não se viam como necessitados, porque sabiam que eram propriedade de Jesus. Eles sabiam que tinham sido salvos por Jesus e que eram amados por ele. Por isso, ao ofertar, o faziam com alegria, não com tristeza. De boa vontade, insistiram em participar. Isso surpreendeu até o apóstolo Paulo, que reconheceu que eles haviam feito mais do que ele esperava.

Por isso, o apóstolo Paulo usa esse bom exemplo para motivar os cristãos de Corinto e a nós, que também conhecemos o amor de Cristo, a fazer o mesmo: colocar nossos bens a serviço do Senhor e em benefício dos outros.

Oremos: Bondoso Deus, ensina-me a colocar a minha vida em tuas mãos e, amado por ti, a servir aos outros. Aumenta a minha fé e dá-me perseverança no caminho da vida eterna. Em nome de Jesus. Amém.

www.horaluterana,org,br
--
Um abraço e que Deus te abençoe sempre.
Pastor Ari Schulz
Pastoral do CEULP/ULBRA
Fone: (63) 3219-8051 ou 92249827

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo." At 16.31







Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000