Publicado em: 06/08/2015 07:11

TERCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO!




TERCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Texto: Provérbios 13.24

“Quem não disciplina o filho não o ama. Quem ama o filho disciplina-o enquanto é tempo” (Pv 13.24).

 

Hoje vivemos o dilema da terceirização em muitos setores da sociedade. Empresas contratam outras empresas para realizarem alguns serviços. Por exemplo, a limpeza, a manutenção das máquinas, a segurança, etc. Isso é decisão de cada empresa e pode ser muito útil. O problema é quando essa maneira de resolver os problemas passa para outros níveis, como por exemplo, a educação dos filhos. Os pais são e serão, independentemente da sociedade em que vivemos, os responsáveis pela educação dos filhos, por sua orientação religiosa, pelo aprendizado dos seus valores e a aplicação de limites necessários para uma boa convivência em família e sociedade.

No entanto, as crianças passam cada vez menos tempo em casa. Muitos pais delegam às escolas e creches a tarefa de educar, terceirizando o que era sua função. Na verdade, as crianças passam muito pouco tempo útil nas suas casas, quase sem diálogo e convivência com seus pais. Vivem uma agenda de mini executivos onde passam por diversos professores e instrutores com valores e princípios diferentes. Quando voltam para casa, cansados, com fome e com tarefas para realizar, os pais, que também ficaram o dia inteiro longe dos filhos, enfrentam dificuldades de dizer “não” no momento adequado.

Colocar limites e disciplinar o filho no momento certo faz parte do processo educativo e é umas características do amor paterno e materno, segundo o sábio rei Salomão no livro de Provérbios. Não se trata de machucar ou desrespeitar o filho, mas dizer sim e não com firmeza, sabedoria e coerência. Às vezes a repreensão dói mais nos pais que nos filhos, mas é necessário. Assim como doeu para Deus o sacrifício do seu Filho Jesus em nosso lugar. Isso é amor. Disciplinar e educar é amar verdadeiramente.

 

Oremos: Senhor Deus, obrigado pelo privilégio de ver crescer os filhos, de educá-los na vida e na fé. Orienta nossas decisões, perdoa nossos erros e ajuda-nos a cada dia neste desafio. Em nome de Jesus. Amém.

www.horaluterana,org,br
--
Um abraço e que Deus te abençoe sempre.
Pastor Ari Schulz
Pastoral do CEULP/ULBRA
Fone: (63) 3219-8051 ou 92249827
 







Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000