Publicado em: 10/09/2015 07:18

O REI FALA O QUE DEUS FALARIA.




O REI FALA O QUE DEUS FALARIA

Texto: Provérbios 16.10

“O rei fala com autoridade divina; ele não erra nos seus julgamentos” (Pv 16.10).

Para quem vive em uma democracia como a nossa é um tanto difícil entender o versículo 10 do capítulo 16 de Provérbios: “O rei fala com autoridade divina; ele não erra nos seus julgamentos”. Salomão está dizendo que o rei tem autoridade divina em seu falar e não erra quando julga uma causa. É como se Salomão estivesse dizendo que o rei fala o que Deus falaria.

É importante relembrar que naquela época o rei era ungido, ou seja, escolhido pelo próprio Deus, e era o seu representante junto ao povo. Por isso, Salomão afirma que o rei não erra, pois fala em nome de Deus.

Evidentemente que alguns reis de Israel se afastaram de Deus. Acabaram por governar de acordo com sua própria vontade, como foi o caso de Saul. Deus não se agradava dessa situação e não abençoava o reinado daqueles que se esqueciam da fonte do poder e da sabedoria necessários para governar. Isto acontece com os nossos governantes hoje, que não se voltam mais para Deus e nem buscam nele a sabedoria e a orientação para governar, por isso convivemos com tanta corrupção e injustiças.

A figura do rei em Israel tinha um propósito: apontar para um Rei maior. Queria apontar para o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o Filho único de Deus. Jesus é o Rei. Não um rei humano, passível de corrupção. Mas é aquele que vem em nome do Senhor Deus para salvar a todas as pessoas. E, por ser verdadeiro Deus com o Pai e o Espírito Santo, não erra jamais em nenhuma de suas palavras. A Bíblia mesmo fala que Jesus não teve nenhum pecado nem maldade alguma foi encontrada em seu ministério (1Pe 2.22).

Por isso, ouça sempre a voz de Jesus. Ele tem sempre uma palavra de conforto para quando sofremos, de ânimo quando estamos cansados, de carinho quando os espinhos da vida insistem em nos ferir. Jesus, o Filho de Deus, quer se relacionar diariamente com cada um de nós.

Oremos: Obrigado, querido Deus, porque enviaste Jesus para falar-nos sobre ti e sobre a tua salvação. Obrigado, Jesus, pela palavra maravilhosa de salvação que falas a cada um de nós. Em teu nome. Amém.

www.horaluterana,org,br
--
Um abraço e que Deus te abençoe sempre.
Pastor Ari Schulz
Pastoral do CEULP/ULBRA
Fone: (63) 3219-8051 ou 92249827

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo." At 16.31







Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000