Publicado em: 25/02/2016 07:35

SEM ENCENAÇÃO!




SEM ENCENAÇÃO!

Texto: Jl 2.12-13

“Não rasguem as roupas, mas sim coração” (Jl 2.13)

 

Chorar em voz alta. Ficar de joelhos e implorar. Escrever um longo texto ou deixar um buquê de flores. Quais os gestos visíveis de arrependimento que você conhece ou costuma ver? No Antigo Testamento, um dos sinais mais comuns era rasgar as vestes. Com este gesto, a pessoa estava demonstrando profundo arrependimento, às vezes até certo desespero, diante de uma situação de pecado.

No entanto, naquela época ou hoje, é muito fácil simplesmente encenar o arrependimento, não é verdade? Fazer uso de sinais que, normalmente são entendidos como tal, para, somente, aparentar. Pois as atitudes que se seguem não concordam com aquela encenação.

O profeta Joel adverte o povo de Israel de que, somente rasgar vestes de nada adianta. Deus chama as pessoas a rasgarem o coração. Esta figura ilustra a importância e necessidade de arrependimento verdadeiro diante de Deus, e não mera teatralidade. Até porque, se diante de pessoas podemos encenar e enganar, diante dele, não. Deus enxerga cada coração e sabe quando ele está, de fato, se rasgando de culpa e arrependimento, pedindo perdão sincero.

O Messias, prometido ao povo e realidade em nossa vida, é quem traz esta esperança, esta notícia, este perdão. É Jesus Cristo que transforma o coração humano, para que não insista em encenações sem sentido e, realmente, receba transformação. Pela Palavra de Deus, nosso coração é rasgado por sua lei, e, ao mesmo tempo, feito novo, perfeito, por seu evangelho de amor e perdão. Não é necessário encenar. Quando o coração está em Cristo, pode ser sincero em seu arrependimento e pleno em sua fé.

Oremos: Querido Jesus, obrigado por rasgares meu coração com tua lei, para que ele seja refeito pelo teu evangelho de amor. Fortalece-me para que, todos os dias, eu rasgue meu coração diante de ti, confiando em tua graça e perdão. Em teu nome. Amém.

www.horaluterana,org,br
--
Um abraço e que Deus te abençoe sempre.
Pastor Ari Schulz
Pastoral do CEULP/ULBRA
Fone: (63) 3219-8051 ou 92249827

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo." At 16.31







Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000