Publicado em: 26/02/2016 07:48

TALVEZ DEUS MUDE DE IDEIA!




TALVEZ DEUS MUDE DE IDEIA

Texto: Jl 2.14

“Talvez o Senhor mude de ideia e abençoe o seu povo, dando-lhe boas colheitas. Então vocês poderão apresentar a Deus ofertas de alimento e vinho” (Jl 2.14)

 

Deus muda de ideia? Será? Estamos acostumados a pensar que Deus nunca muda, não há nele sombra de mudança. Como explicar o texto de Joel, capítulo 2, versículo 14, que diz que “talvez Deus mude de ideia e abençoe o seu povo”? Difícil de acreditar num Deus assim, não é?

Calma, lá! Antes de jogar fora sua Bíblia, vamos prestar atenção no texto. No versículo anterior, lemos um conselho que o profeta Joel dá ao povo: “Voltem para Deus, pois ele é bondoso e está sempre pronto para mudar de ideia e não castigar”. Joel está pedindo que o povo se arrependa de seus pecados, que englobavam exploração dos pobres, idolatria de imagens, falta de amor ao próximo e hipocrisia espiritual. Por tudo isso, era necessário que o “povo rasgasse o coração em arrependimento”. Deus é bondoso e perdoa os pecados.

No entanto, não é meramente o arrependimento humano que faz Deus nos perdoar. Podemos rasgar nossos corações, afundar a cara em lágrimas e nos trancar num quarto para sempre, mas isso tudo não trará a misericórdia de Deus. O perdão é uma escolha de Deus. Ele olhou para nós e nos amou a ponto de dar seu Filho Jesus para morrer em nosso lugar. É a cruz de Cristo e sua morte que movem o coração de Deus a nos perdoar.

Quando Joel escreve que “talvez Deus mude de ideia e perdoe o povo”, ele está deixando claro que não é o arrependimento do povo que traria o perdão. Ao contrário, a misericórdia de Deus possui raízes no próprio Deus. Ele é a fonte do perdão.

Oremos: Querido Deus, rasgamos nossos corações perante ti. Somos pecadores e necessitamos de teu bondoso perdão. Por amor de Cristo, perdoa-nos e derrama sua bondade sobre nós. Em nome de Jesus, amém.

www.horaluterana,org,br
--
Um abraço e que Deus te abençoe sempre.
Pastor Ari Schulz
Pastoral do CEULP/ULBRA
Fone: (63) 3219-8051 ou 92249827

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo." At 16.31







Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000