“Naquele mesmo domingo, à tarde, os discípulos de Jesus estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus. Então Jesus chegou, ficou no meio deles e disse:— Que a paz esteja com vocês!” (Jo 20.19)
O que tira sua paz? A resposta mais provável é: problemas! Quando algo nos incomoda, perdemos a paz. Preocupações, crises, derrotas, ameaças e perdas.
Os discípulos de Jesus estavam inquietos. O que mais lhes faltava naquele dia da Páscoa era paz. Afinal, eles haviam vivido dias muito turbulentos. Nos seus últimos quatro dias haviam presenciado traição, prisão, negação e morte.
Dois sentimentos em especial lhes tiravam a paz. O primeiro era a derrota, o fracasso. Pensavam que toda a sua caminhada com Jesus havia terminado em tragédia. Que tudo havia acabado. Que haviam sido enganados. Serem vistos como fracassados certamente não era o que eles queriam, mas imaginavam que não havia outra alternativa. Teriam que encarar o fato de que haviam sido derrotados.
Outro sentimento que os atormentava era o medo. Se os líderes judeus haviam feito tudo isso com Jesus, chegaria a hora de eles também serem perseguidos e mortos. O medo se evidenciava pelo fato de eles estarem com as portas trancadas. Quem de nós estaria em paz estando com medo, especialmente com medo da morte iminente?
Em meio a toda essa turbulência, eis que aparece Jesus. Eles já tinham ouvido que Jesus havia ressuscitado, mas dúvidas e medo ainda estavam entre eles. Então Jesus se mostra a eles e lhes dirige uma saudação muito usada pelos judeus. Ele diz: “Que a paz esteja com vocês!” (João 20.19).
A vitória de Cristo sobre a morte, o pecado e o Diabo nos devolve a paz que perdemos por causa do pecado. Por causa da sua vitória, sabemos que podemos sofrer derrotas temporárias, mas a vitória final será nossa. Em Cristo encontramos todos os motivos para não nos desesperarmos, mas para continuarmos firmes, pois ele garantiu: “Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11.25). Que Deus nos dê sempre essa paz!
Oremos: Obrigado Jesus porque eu posso viver em paz em meio a todas as turbulências do mundo. Amém.