“(Deus) nos revelou o plano secreto que tinha decidido realizar por meio de Cristo.” (Efésios 1.9)
Inúmeros são os filmes de espionagem existentes, com tramas, ação e planos secretos, no melhor estilo “007” de James Bond, talvez o agente secreto mais conhecido da ficção. Também na realidade existem documentos secretos que podem comprometer nações, políticos e pessoas influentes, e que seguidamente são tornados públicos e causam escândalos entre os envolvidos.
No texto bíblico de Efésios 1.9, Paulo também fala a respeito de um plano secreto que Deus, em sua sabedoria, resolveu tornar público. Paulo nos diz que Deus “nos revelou o plano secreto que tinha decidido realizar por meio de Cristo”. O apóstolo Paulo aponta a graça salvadora em Jesus Cristo, a vontade de Deus em revelá-la para o bem e a salvação de todas as pessoas. Essa revelação chega até nós porque Deus nos ama e faz com que essa boa notícia se faça conhecida por nós em sua Palavra, o Evangelho.
No Evangelho temos a obra revelada do Filho de Deus, Jesus Cristo, em favor da humanidade. Sua vida, morte e ressurreição nos asseguram que somos amados por Deus, que a morte, o pecado e o mundo já não têm poder sobre nós e, que, sim, recebemos o perdão e temos o Espírito Santo a nos guiar nesta vida.
Esse plano já foi revelado, e não é mais secreto! Pelo contrário, todos precisam conhecê-lo. Ao contrário das histórias de espiões, os quais precisavam manter segredo de informações importantes, essa verdade tem a ver com a revelação de que o sangue inocente do Filho de Deus foi derramado para nos salvar e unir com Cristo para sermos o seu povo: povo que conhece o amor e cuidado de Deus.
Oremos: Amado Deus, revela ao mundo o teu amor. Usa-me como teu instrumento, para que todo o teu amor seja conhecido. Em nome de Jesus. Amém.