“Deem graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.” (Salmo 136.1)
Quem crê em Deus, confessa: “Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra”. O Salmo 136 é um hino de gratidão que nos convoca, logo no primeiro versículo, a darmos “graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom; e o seu amor dura para sempre”. Nesse seu amor, diz o salmista, Deus faz grandes milagres. Na sua sabedoria, ele fez os céus, e pôs a terra sobre as águas profundas. Fez o sol, a lua, as estrelas e tudo o que existe no Universo. Por isso, o salmista insiste: “Deem graças ao Deus do céu; o seu amor dura para sempre”.
Pode acontecer que, olhando ao nosso redor, ou percebendo as ansiedades do nosso íntimo, o amor de Deus nos pareça algo distante e irreal. O salmista e outros também passaram por essa experiência. Mesmo assim eles repetiam: “O seu amor dura para sempre”. Na força de sua fé, venceram obstáculos e foram vitoriosos nas duras batalhas da vida.
Davi, rei e poeta, declarou: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo, tu me proteges e me diriges” (Sl 23.4). Tal fé e segurança no amparo divino são tanto mais valiosos quando lembramos que ele perdoa os nossos pecados e, através de Jesus, nos acolhe em sua comunhão e nos torna herdeiros do seu Reino, na glória eterna. Maior razão ainda, portanto, para render-lhe culto de louvor e graças, e de servir-lhe com todo o coração, alma e entendimento.
Oremos: Senhor, engrandeço a tua misericórdia, assim como pelo perdão que recebo de Jesus, que morreu e ressuscitou pela minha salvação. Nessa gratidão e nesse louvor, quero andar nos teus caminhos e honrar os teus ensinamentos. Ajuda e fortalece-me sempre nesse propósito. Amém.