“Preparem o caminho para o Senhor passar!” (Lucas 3.4)
Segundo a Bíblia, João Batista vestia-se com peles de camelo. Sua alimentação não era de acordo com um cardápio refinado: comia mel silvestre e gafanhotos. O que vestia e comia contrariam as propagandas que vemos. Com seu desprendimento das coisas materiais, ele opõe-se ao consumismo dos nossos dias. Com humildade, insistia para que as pessoas repensassem o seu modo de viver: “Arrependam-se dos seus pecados” (Lc 3.3). Essas palavras parecem tão fora de moda quanto as roupas que usava.
No Antigo Testamento, quando um rei ia fazer uma visita, mandava antes representantes e mensageiros para prepararem o caminho e endireitar a estrada. Eles tiravam obstáculos e empecilhos do caminho. Enfim, ajeitavam tudo para uma passagem mais fácil possível.
Pensando nessa imagem é que João pede: “Preparem o caminho para o Senhor passar!” (Lc 3.4). Ele vai direto ao ponto: “Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados” (Lc 3.8). “Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma, e quem tiver comida reparta com quem não tem” (Lc 3.11). João Batista desafia-nos a sermos mais humildes, menos egoístas e a repensarmos nosso consumismo.
O Natal que se aproxima é a lembrança maravilhosa de que o próprio Deus enviou seu Filho para que tivéssemos novamente acesso a ele. Jesus veio limpar a sujeira da estrada e tapar os “buracos” do pecado que nos afastavam do Senhor. Jesus é o próprio caminho, limpo e aplainado, que conduz ao Pai celeste e que nos faz viver uma vida de arrependimento.
Oremos: Senhor, muito obrigado por enviares pessoas que nos auxiliam na preparação para a chegada do Rei Jesus. Obrigado pela grandiosidade do teu amor. Que o nosso coração também esteja pronto para, mais uma vez, celebrar a vinda do Rei do Reis. Amém.