“Mas Deus sempre mostra quem ele é por meio das coisas boas que faz: é ele quem manda as chuvas do céu e as colheitas no tempo certo; é ele quem dá também alimento para vocês e enche o coração de vocês de alegria.” (Atos 14.17)
Nesta semana foi comemorado o Dia do Trabalho. Aqueles que têm seu emprego, certamente agradeceram por tê-lo, pois o trabalho é necessário para o sustento da vida.
Quando recebemos o fruto do trabalho – nosso salário ou produção – podemos nos orgulhar daquilo que fizemos para merecê-lo. Nos esforçamos, nos dedicamos durante um período para receber o resultado no final. Diz a Bíblia que “o trabalhador merece o seu salário” (1Tm 5.18). Por isso, o Dia do Trabalho é um dia de gratidão: gratidão àquele que nos dá condições de trabalhar e nos proporciona o trabalho. Gratidão por tudo aquilo que conquistamos e ainda vamos conquistar por meio do trabalho justo e honesto.
Mas, mesmo que tenhamos orgulho do sustento que temos, jamais podemos nos esquecer que é Deus quem concede as bênçãos por meio do trabalho. Não podemos esquecer que quem nos abençoa com saúde, nos capacita e nos motiva todos os dias é Deus, “que mostra quem ele é por meio das coisas boas que faz” (At 14.17).
E Deus ainda faz mais do que abençoar o nosso trabalho: ele trabalha em nosso lugar. A obra mais difícil ele realizou na cruz, quando seu filho Jesus morreu por nós, fazendo um trabalho que não poderíamos fazer. A obra de Jesus nos garante o perdão e a benção da vida eterna.
Se você está trabalhando e tem o seu sustento, louve a Deus por isso. Se você está à procura de um emprego, peça a Deus para que o abençoe com um trabalho digno. Se você for um empregador, seja justo e trabalhe pelo bem dos seus funcionários.
E todos nós, a cada dia, sejamos gratos a Deus, que fez e faz tudo por nós, para que “nosso coração se encha de alegria”.
Oremos: Senhor, obrigado pelo trabalho e por todas as bênçãos que recebemos por meio dele. Que tenhamos, a cada dia, o necessário para nosso sustento e vida. Por Jesus. Amém.