“Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca.” (João 8.51)
Se Deus aparecesse para você em um sonho, e lhe concedesse o privilégio de fazer um pedido, qual seria? Talvez alguns pedissem fama; outros, poder ou dinheiro; mas os mais sensatos pediriam o dom da imortalidade, afinal, ainda que você tenha muito dinheiro ou seja bem-sucedido neste mundo, sabemos que nada aqui é para sempre e que todos morrem.
De alguns séculos para cá, vacinas, medicamentos e tratamentos foram desenvolvidos e a expectativa de vida aumentou de forma significativa. Contudo, a morte continua causando estragos, dor e separação.
Mas ao contrário do que muitos possam pensar, a morte não é definitiva. Jesus disse: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca” (Jo 8.51). Diante de palavras tão contundentes de Jesus, duas considerações precisam ser feitas. Primeiro: a morte é uma consequência do pecado e, portanto, todos que nascem, morrem. Segundo: Jesus não promete vida eterna a pessoas que cumprirem algum mandamento ou todos os mandamentos, pois isso é impossível.
Na realidade, as palavras de Jesus têm um tom retórico, na tentativa de dissuadir judeus hipócritas que pensavam que poderiam se salvar por suas próprias ações. O natural neste mundo é que todos tenham que passar por sofrimentos, dor e morte. Contudo, ao vir ao mundo e morrer por nossos pecados, Jesus traz vida e vitória sobre a morte. Conforme ele afirmou: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11.25). Por isso, creia em Jesus, e mesmo que esteja prestes a deixar este mundo, não tenha dúvida, você não morrerá eternamente, mas viverá com Jesus.
Oremos: Amado Pai celestial, fortalece a minha fé no teu amor e perdão, mantendo-me firme na esperança da vida eterna. Em nome de Jesus. Amém.