CONFISSÃO SINCERA
“Não há mais ninguém que ore a ti, ninguém que procure a tua ajuda. Por causa dos nossos pecados, tu te escondeste de nós e nos abandonaste.” (Isaías 64.7)
Confissão sincera de pecados é o que se espera de todas as pessoas, especialmente dos cristãos. Mas, o que se vê em nossos dias, na grande maioria das vezes, é uma negação de pecados. As pessoas não reconhecem os seus pecados e ainda tentam se justificar diante de Deus pelas suas boas obras, acreditando que, pelo que fazem, Deus as aceitará e as salvará.
Essa era a situação do povo de Israel na época do profeta Isaías: eles tinham uma falsa noção de seus pecados, acreditando que Deus os aceitaria pelas suas obras. Eles abandonaram Deus e, como consequência desse abandono, Deus se afastou deles. Deus não os ajudou mais nas suas batalhas, a ponto de serem dominados pelos seus inimigos.
Até que aparece o profeta Isaías e abre os olhos do povo dizendo que eles não poderiam se justificar diante de Deus através das suas boas obras, pois as próprias boas obras são como trapos sujos que não servem para nada. A situação era tão grave, a ponto de Isaías afirmar: “Não há mais ninguém que ore a ti, ninguém que procure a tua ajuda. Por causa dos nossos pecados, tu te escondeste de nós e nos abandonaste” (Is 64.7).
A única maneira de mudar essa situação, esse afastamento de Deus, era uma confissão sincera de pecados por parte de todo o povo. Isaías, com uma mensagem dura, tenta levar o povo ao arrependimento e a uma confissão sincera.
A nossa realidade hoje, não é muito diferente da realidade do profeta Isaías. Por isso a nossa única solução é uma confissão sincera ao que foi enviado ao mundo para nos perdoar e salvar: Jesus Cristo, o Filho prometido de Deus. Atualmente, também somos convidados a confessar sinceramente os nossos pecados diante de Cristo, confiando-nos ao seu gracioso perdão.
Oremos: Bondoso Deus, pedimos perdão pelos nossos pecados. Aceita-nos assim como somos, pecadores imperfeitos que não podem se justificar perante ti. Aceita-nos por amor de Jesus, nosso Salvador. Amém.
FONTE: HORA LUTERANA