“Até os fios dos cabelos de vocês estão todos contados. Não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos!” (Lucas 12.8)
Tem gente que “morre” de medo da morte, e por isso, tem medo de ir em enterros ou de falar sobre assuntos que envolvam a morte. Mas Jesus nos diz que não precisamos ter medo daqueles que matam o corpo e não podem matar a vida que temos com Deus.
Quando olhamos para o mundo que nos cerca, vemos muitas coisas que nos poderiam fazer tremer de medo, especialmente quando olhamos para a violência, cada vez mais presente nas grandes cidades em roubos, assaltos, sequestros. E nós não estamos livres dessa violência! Quando olhamos para as incertezas econômicas, o desemprego, também podemos sentir medo.
Mas Jesus nos diz que não precisamos ter medo de pessoas que podem somente atingir o nosso corpo, mas não podem tirar a nossa vida eterna com Deus. Jesus nos diz de quem deveríamos ter medo: de Deus! Ele “tem poder para jogar a pessoa no inferno” (Lc 12.5). Mas ele também pode preservar a nossa vida e evitar que vivamos eternamente longe dele.
Mas, ter medo de Deus? Esse medo é um sentimento de honra e respeito ao nosso Deus, que em Cristo Jesus se tornou nosso verdadeiro Pai. Ele nos ama e nos conhece. Jesus disse: “Até os fios dos cabelos de vocês estão todos contados. Não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos” (Lc 12.8). Por tudo isso, respeitar, dar valor, honrar e amar é, na verdade, algo pequeno que devemos ao nosso Deus que tem um cuidado microscópico com cada um de nós, seus filhos.
Deus cuida dos passarinhos e sabe quantos cabelos nós temos em nossa cabeça. Sim, é ele quem governa todas as coisas e também a nossa vida. Ele nos deu o que de mais precioso tinha, para nos ter de volta, por amor: o seu Filho Jesus!
Oremos: Obrigado, Deus, porque tu cuidas de nós, os teus filhos. Amém.