“Feliz a nação que tem o Senhor como o seu Deus! Feliz o povo que Deus escolheu para ser dele!” (Salmo 33.12)
O povo brasileiro é descrito, para muitos, como um povo feliz. Ouvimos músicas, opiniões e imagens publicitárias que enfatizam a alegria e a descontração dos brasileiros. Por outro lado, estudos e estatísticas comprovam que a realidade apresentada em nosso país demonstra um povo preocupado e inseguro, onde a alegria eufórica de muitas festas esconde a infelicidade coletiva e procura trazer uma ideia efêmera de felicidade para o povo.
Vemos onde está a verdadeira felicidade de um povo no Salmo 33.12: “Feliz a nação que tem o Senhor como o seu Deus! Feliz o povo que Deus escolheu para ser dele!” Apesar do Salmo ter sido escrito muitos séculos atrás, vemos que o povo daquele tempo também vivia dificuldades e inseguranças como as de nosso tempo. A violência, a falta de alimento, os conflitos humanos e as guerras eram realidades que preocupavam as pessoas e dividiam a nação.
Por isso, o salmista diz que se o povo ouvir a palavra de Deus e seguir o que ela diz será feliz. Isso é uma verdade inquestionável e válida em nossos dias, pois ter o Senhor como Deus significa andar nos caminhos da justiça e do amor de Deus que nos trazem a paz. E, todos nós sabemos da felicidade que é uma vida onde existe justiça, amor e paz.
Deus nos convida para pertencermos ao seu povo, onde ele é o único Senhor e protetor que pode nos livrar do mal e da morte. Em sua justiça e amor, Deus enviou Jesus Cristo para demonstrar nossa situação real e mostrar que nossa euforia não é verdadeiramente felicidade. Crer em Cristo como Salvador nos dá o alinhamento correto na vida e nos torna povo de Deus, ou seja, nação que tem o Senhor como Deus! A partir daí o povo de Deus vive e serve a Deus como seu Senhor lá onde está e é ativo em sua profissão e atividades.
Oremos: Senhor, nosso Deus, ajuda-nos a permanecermos teu povo. Amém.