Parque estadual do Cantão
Home > Projeto Estruturante - Parque Estadual do Cantão A etnomatemática e os discursos dos professores...

A etnomatemática e os discursos dos professores de ensino fundamental: uma estratégia pedagógica

Objetivos

  • Identificar marcas da realidade local nos discursos (textos orais e escritos) e na utilização da matemática em atividades pedagógicas (ensino fundamental) desenvolvidas em escolas do entorno do PEC, numa perspectiva inter e transdisciplinar.
  • Identificar a/s concepção/ões de educação que fundamenta/m as ações educativas dos docentes envolvidos na pesquisa.
  • Fazer um estudo descritivo dos elementos caracterizadores da região (realidade local) que aparecem nas atividades pedagógicas desenvolvidas em escolas do entorno do PEC, nas áreas de linguagem e matemática.
  • Diagnosticar se os conteúdos programáticos estão subordinados à diversidade cultural da região determinada pela grande flexibilidade na escolha dos conteúdos e na metodologia do ensino.
  • Confrontar os resultados do estudo descritivo à luz de abordagens teóricas que possam elucidar os fatos nos diversos âmbitos como sociolingüístico, histórico-cultural e político, pedagógico, entre outros.
  • Elaborar um plano de formação pedagógica que estimule a prática docente e a produção do conhecimento de professores a partir da realidade local, em perspectiva transdisciplinar, ou seja, estimular a sistematização do que já se sabe de maneira empírica e/ou confusa. Durante a execução do plano deverão ser confeccionados materiais didáticos adequados à realidade diagnosticada.

Pesquisadores

  • Maria de Fátima Rocha Medina (coordenadora)
  • Valquíria de Lima Maranhão
  • Mário Visintainer

tempo agora

null - null
Qui 01/01 nullºC / nullºC
www.cptec.inpe.br

você sabia?

As sementes de sucupira (Pterodom emarginatus) são indicadas para tratamento de dores reumáticas...