A etnomatemática e os discursos dos professores de ensino fundamental: uma estratégia pedagógica
Objetivos
Identificar marcas da realidade local nos discursos (textos orais e escritos) e na utilização da matemática em atividades pedagógicas (ensino fundamental) desenvolvidas em escolas do entorno do PEC, numa perspectiva inter e transdisciplinar.
Identificar a/s concepção/ões de educação que fundamenta/m as ações educativas dos docentes envolvidos na pesquisa.
Fazer um estudo descritivo dos elementos caracterizadores da região (realidade local) que aparecem nas atividades pedagógicas desenvolvidas em escolas do entorno do PEC, nas áreas de linguagem e matemática.
Diagnosticar se os conteúdos programáticos estão subordinados à diversidade cultural da região determinada pela grande flexibilidade na escolha dos conteúdos e na metodologia do ensino.
Confrontar os resultados do estudo descritivo à luz de abordagens teóricas que possam elucidar os fatos nos diversos âmbitos como sociolingüístico, histórico-cultural e político, pedagógico, entre outros.
Elaborar um plano de formação pedagógica que estimule a prática docente e a produção do conhecimento de professores a partir da realidade local, em perspectiva transdisciplinar, ou seja, estimular a sistematização do que já se sabe de maneira empírica e/ou confusa. Durante a execução do plano deverão ser confeccionados materiais didáticos adequados à realidade diagnosticada.