Parque estadual do Cantão
Home > Sobre o PEC

Sobre o PEC

Criado pelo em junho de 1998 – Lei n° 996/98 – com o objetivo de proteger os recursos naturais de seu interior, recuperar os impactos sobre as áreas degradadas e promover o desenvolvimento sustentável da região de forma a aproveitar o potencial turístico compatibilizando com a conservação.

Localizado em uma região de ecótono entre a Amazônia, Cerrado e Pantanal, com diversos ecossistemas, o Parque é distante de Palmas cerca de 260 km em estrada pavimentada. No período das chuvas, as cheias conectam os lagos, formando um só corpo d’água. Estes lagos são verdadeiros berçários para peixes, tartarugas e jacarés. A biodiversidade do Parque é riquíssima e abriga uma enorme quantidade de aves. No levantamento feito por ocasião da Avaliação Ecológica Rápida ,em 1999, segundo o ornitólogo Dante Buzzetti, foram registradas 317 espécies, destas 33 são endêmicas, com a predominância de espécies do bioma Amazônia (26 espécies), em relação à endêmicas do bioma Cerrado (5 espécies). Duas espécies são endêmicas da Bacia do Araguaia, são elas chororó – de – goiás (Cercomacra ferdinandi) e joão–do–araguaia (Synallaxis simoni). Também possui uma população expressiva de onça pintada (Panthera onca).

O Parque desenvolve atividades que podem ser feitas em harmonia com a natureza, tais como:
- Pesquisa científica;
- Acampamento e recreação na temporada de praias;
- Trilhas monitoradas.

Por se tratar de uma unidade de conservação de proteção integral, são proibidas atividades como pesca, caça e coleta de material como ovos, plantas, desmatamento ou queimadas.

O Parque Estadual do Cantão possui o Programa de Educação Ambiental, onde são desenvolvidas diversas atividades como palestras, cursos de capacitação, oficinas, mostras de vídeo, trilhas monitoradas, campanhas de sensibilização e orientação.

O público alvo para o programa de educação ambiental são professores, alunos e a comunidade em geral.

O Parque também tem um programa de Uso Público que tem por objetivo trabalhar as questões relacionadas à questão do turismo, principalmente durante os meses de temporada, entre junho e agosto. O programa também desenvolve atividades de recreação e orientação aos turistas e moradores locais que freqüentam as praias.

Leia sobre os lagos do Parque.

Gestora do PEC: Vanuzia Ribeiro Lima
Telefone: (63) 3379-1438
Site do Cantão:  cantao.to.gov.br

Arquivos

tempo agora

Caseara - TO
Sex 29/03 33ºC / 24ºC
Encoberto com Chuvas Isoladas Céu totalmente encoberto com chuvas em algumas regiões, sem aberturas de sol.
www.cptec.inpe.br

você sabia?

As sementes de sucupira (Pterodom emarginatus) são indicadas para tratamento de dores reumáticas...