Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia



A subversão de conceitos aparentemente fechados é uma das marcas das mentes mais invejáveis de todos os tempos. E pensar de forma subversiva é também quebrar com a linearidade das considerações pré-concebidas. Assim, resignificar e despir as "verdades" são a tônica de toda a produção científica, de toda a produção de saberes. Caso contrário, não se estaria produzindo ciência, mas, antes, dogmas.

A palavra CAOS, neste contexto, ganha especial sentido, já que remete à possibilidade do princípio da impermanência e da criatividade. A Física diz que é do princípio do CAOS que surge parte dos fenômenos imprevisíveis, cuja beleza se materializa na vida que se desnuda a todo instante.

É neste sentido que, também, para a Psicologia, o CAOS possibilita pensar sobre uma maneira de enxergar o Ser para além de rótulos ou de concepções a priori. Este microcosmo humano que é objeto de escrutínio do profissional de Psicologia guarda uma gama de imprevisibilidade e de originalidade que representam a própria riqueza da existência. Afinal, pelo CAOS pode-se iniciar intensos processos de mudanças, autossuperações e singularidades. É pelo princípio do imprevisível e do radicalmente distinto que se vislumbra a beleza da diferença. Estas são, em súmula, as bandeiras da Psicologia, área da ciência calcada essencialmente no Humanismo, que busca elevar a condição humana em toda a sua excentricidade, sem amarras, sem julgamentos. Esse é o princípio do CAOS, o Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia do Ceulp/Ulbra.

Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia



CEULP/ULBRA

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul, Palmas - TO
CEP 77.019-900, Caixa Postal nº 85
(63) 3219-8000

COORDENAÇÃO DE PSICOLOGIA

Coordenadora
Irenides Teixeira

Coordenadora Adjunta
Cristina D'Ornellas Filipakis Souza

Email: psicologia@ceulp.edu.br
Site do Curso
Facebook
(63) 3219-8078 / 3219-8072 / 3219-8068

EXPEDIENTE

REITORIA
Reitor
Adriano Chiarani da Silva

Diretora Acadêmica
Parcilene Fernandes de Brito

Diretor Administrativo
Enéias Cardoso de Oliveira

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO
Coordenador
Luiz Gustavo Santana

COORDENAÇÃO DE PESQUISA
Coordenadora
Conceição Aparecida Previero