Para participar do CAOS, os participantes devem, após a efetivação da inscrição, submeter seus trabalhos. Os textos devem ter entre dez e quinze páginas e seguir as normas de formatação do template disponível neste link. Após a inscrição, o trabalho passará pela avaliação de um comitê científico. Ressalta-se que o objetivo do CAOS é o estímulo à atividade de pesquisa de temas relevantes para a psicologia e seu desenvolvimento enquanto ciência e profissão. Assim, a avaliação dos trabalhos terá caráter formativo e os pareceres estarão voltados para o aprimoramento das pesquisas.
Depois de aprovado pelo comitê científico, o trabalho deverá ser apresentado oralmente no dia 24/11/2022 a partir das 19h. Essa apresentação seguirá o tempo estabelecido de 20 minutos, bem como a ordem divulgada previamente no site do congresso. As apresentações serão organizadas por afinidade entre as temáticas dos trabalhos inscritos, formando-se, assim, mesas de discussão.
Confira no template: Template – Artigo Completo
Não numerar as páginas.
Todos os tópicos (RESUMO, PALAVRAS-CHAVE etc.) deverão ser escritos em letras maiúsculas, justificados à esquerda, em negrito e seguidos por dois pontos ( : ) e pelo texto, com início na mesma linha, que deverá ter alinhamento justificado (alinhado à esquerda e à direita).
Título: em letras maiúsculas, negrito e centralizado, deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho. Um número-índice sobrescrito, como chamada de rodapé, poderá seguir-se ao título para possíveis explicações quando necessárias.
Autores: os nomes dos autores devem estar dois espaços abaixo do título, centralizados com
as iniciais dos prenomes seguidas de ponto e o sobrenome por extenso em letras maiúsculas.
Em caso de mais de um autor, seus nomes serão separados por vírgula, sendo que o primeiro
nome deverá ser sempre do aluno que vai apresentar o trabalho.
Identificações: dois espaços após os nomes dos autores, o primeiro autor deve ser identificado, devendo constar: qualificação profissional, instituição e e-mail. Os demais autores devem ser identificados com qualificação profissional e instituição.
Identificação do evento: dois espaços após a identificação dos autores.
Resumo: o texto deve iniciar-se na mesma linha do item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s) procurando justificar sua importância (sem incluir referências bibliográficas), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões, contendo no máximo 800 caracteres.
Palavras-chave: três, em letra minúscula (a menos que não se aplique) e separadas por ponto e vírgula (;).
Introdução: evitar divagações, utilizando-se de bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho, utilizando no máximo 20 (vinte) linhas.
Fundamentação teórica: a fundamentação teórica é, de forma geral, a revisão das pesquisas e das discussões de outros autores sobre o tema que foi abordado em seu trabalho. Ou seja: é a contribuição das teorias de outros autores para a sua pesquisa. Ela garante a confiabilidade e a qualidade técnica e científica do trabalho. Buscar literatura relevante e atual.
Material e métodos (Metodologia): dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bibliográfica bastará; caso contrário, é necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas etc. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional.
Resultados e discussão: ilustrações, gráficos, fotos ou imagens, devem ser apresentados com tamanho e detalhes suficientes para a composição final, preferivelmente na mesma posição do texto, com numeração sucessiva em algarismos arábicos; evitar tabelas extensas e dados supérfluos, privilegiando-se dados médios, adequar seus tamanhos, e na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e autoexplicativas. Na discussão, confrontar os dados obtidos com a literatura.
Considerações: deve basear exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando, sim, confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.
Agradecimentos: inseri-los, se for o caso, após as conclusões, de maneira sucinta.
Referências bibliográficas: devem incluir apenas as mencionadas no texto e em tabelas, gráficos, fotos ou imagens, aparecendo em ordem alfabética e em letras maiúsculas.
Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. As referências
(citações) no texto devem aparecer seguidas da data. A apresentação segue as normas da
ABNT.
Os orientadores são responsáveis por supervisionar e revisar o(s) resumo(s) expandido(s) de seu(s) aluno(s) e, antes de submetê-lo(s), efetuar rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação em todos os dados.
Os trabalhos que não atenderem as normas exigidas serão automaticamente reprovados.
Os trabalhos devem ser submetidos para o e-mail: caos@ceulp.edu.br.