Ações Planejadas Ações Realizadas Resultados Alcançados
Fragilidades Potencialidades
Planejamento do processo de autoavaliação institucional. Elaboração do instrumento de coleta de dados. Reuniões para definição das questões que comporiam novo questionário, dado o fato que se buscou neste instrumento cobrir todas as dimensões indicadas pelo SINAES.
Incremento do grupo de trabalho da CPA buscando uma melhor distribuição objetivando ampliar a heterogeneidade.
Disponibilidade dos grupos com relação a tempo e data para encontros. Quantidade reduzida de integrantes. A heterogeneidade do grupo, que permitiu uma abordagem mais ampla dos temas. Site específico para a CPA (www.ulbra-to.br/cpa)
Apoio constante da Direção Acadêmica e Reitoria durante o processo.
Maior clareza no conteúdo das questões do instrumento. Informações sobre as disciplinas EaD e o ensino remoto, tema inserido em 2021.
Elaboração do relatório final, descrevendo o processo avaliativo e os resultados da avaliação institucional. O relatório foi elaborado no segundo semestre de 2022 e primeiro semestre de 2023. Pouca disponibilidade de tempo dos integrantes da CPA decorrente das outras funções exercidas na Instituição. Apoio da Direção Acadêmica, Reitoria e Coordenações durante o processo.
Socialização do relatório final no âmbito da instituição e para a comunidade externa. Relatório para download no site da CPA. A socialização dos relatórios finais poderia ter sido mais ágil. A utilização do site da CPA para divulgar os resultados agiliza a socialização.
A Assessoria de Comunicação Social auxilia no processo de divulgação nas redes sociais da instituição.
Reflexão sobre o processo. Reuniões para conhecimento dos pontos fortes e fracos detectados a partir da análise dos dados (reuniões de coordenadores e conselhos de curso). Poucas reuniões para muita informação. Algumas conversas e troca de informações não são documentadas.
Em função das atividades diárias dos membros da CPA, muitas vezes as ações que deveriam ser realizadas ficam prejudicadas.
Uma maior colaboração dos coordenadores de curso no processo. Articulação da CPA no envolvimento das coordenações de curso para obtenção de feedback e acompanhamento das ações.