Plano Resultados - 2020 a 2022
Criar e melhorar o espaço dos funcionários. Em Até 2019 o espaço para os funcionários era localizado no prédio 1 (administrativo), e oferecia geladeira e microondas, e espaço para descanso, no mesmo ambiente.
Em 2019 foi criado um novo espaço para os funcionários, no prédio 8, com dois ambientes amplos: 01 para refeições com geladeira, microondas, pia e duas mesas grandes; com cadeiras e um segundo ambiente reservado para o descanso e entretenimento, onde dispõe de puffs e TV, ambos climatizados por meio de ar condicionado.
Criar meios que possibilitem, no âmbito dos cursos, o trabalho articulado entre ensino, pesquisa e extensão. O ensino, a pesquisa e a extensão continuam sendo discutidos no âmbito dos cursos, visando uma maior articulação entre os pilares da educação.
2020 e 2021 – as ações ocorreram em ambiente on-line, em virtude do contexto pandêmico. 2020 – foram instituídas as disciplinas de curricularização da extensão em todos os cursos.
Criar um espaços para os acadêmicos Em 2017 foi criado um local para os acadêmicos climatizado, sofás, cadeiras e micro-ondas, onde os alunos podem permanecer. O local permanece disponível, com manutenção constante.
Na clínica de fisioterapia e no complexo laboratorial, área do curso de Odontologia também existem espaços destinados aos acadêmicos. Em 2019 foram disponibilizados colchões grandes (altos e de couro) no hall da instituição para que os alunos pudessem descansar e interagir.
Em 2020 e 2021, em virtude do contexto pandêmico, os investimentos ficaram restritos ao ambiente on-line.
Definir metodologias de avaliação mais coerentes com o ensino e as tecnologias atuais. A definição de metodologias de avaliação mais coerentes com o ensino e com as tecnologias atuais tem sido uma preocupação constante da reitoria, da direção acadêmica, das coordenações de curso e do Núcleo Alteridade.
Considerando o contexto da pandemia, nos anos de 2020 e 2021, as avaliações foram realizadas de forma remota no Conecta, de maneira sistematizada e com acompanhamento da Direção Acadêmica e coordenações.
A metodologia de avaliação foi alterada em 2021/1. O assunto avaliação, tecnologia e coerência são abordados de forma recorrente nas semanas pedagógicas.
Divulgar as ações de extensão e pesquisa de maneira mais intensa tanto no âmbito da IES, quanto na comunidade externa. As ações de extensão e pesquisa têm sido divulgadas nos meios de comunicação oficiais da instituição.
Desde 2018 tem-se aprimorado a divulgação nas redes sociais na instituição. Em 2022 foi lançado o novo portal da instituição, melhorando a divulgação das ações da instituição.
Divulgar as diretrizes do ensino da graduação e pós-graduação no “Espaço Acadêmico”, que consta no Portal da IES. 2019 - As diretrizes do ensino da graduação e da pós-graduação têm sido divulgadas no Portal do CEULP.
Divulgar no meio acadêmico os investimentos realizados pela Instituição para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem Os investimentos realizados pelo Ceulp para melhoria do processo de ensino-aprendizagem têm sido amplamente divulgados nas redes sociais.
O assunto é abordado nas reuniões de coordenadores, que repassam aos colegiados dos cursos. Os coordenadores divulgam aos professores e alunos em ações como recepção aos calouros, aulas magnas, entre outros.
Estruturar, organizar e divulgar as ações do serviço de apoio educacional especializado (psicopedagógico e apoio aos deficientes) da IES e apresentar à comunidade acadêmica sistematicamente as ações realizadas. As redes sociais têm sido um canal de divulgação das atividades do núcleo Alteridade. Além disso, os banners, cartazes e mural contribuem com a propagação das ações ofertadas pelo serviço.
Em 2020, foi desenvolvido o Projeto ELO com o intuito de facilitar o processo de iniciação e inclusão do ingressante à vida acadêmica neste contexto pandêmico, propiciando acolhimento a partir de encontros on-line.
Em 2021, foi realizado o processo de iniciação e inclusão do ingressante à vida acadêmica pelos integrantes do Projeto ELO, propiciando acolhimento a partir de encontros on-line.
Em 2022, deu-se continuidade a execução do Projeto Elo na modalidade presencial.
Fazer uma melhor distribuição dos recursos multimídia da IES. Em 2020 o desenvolvimento e criação de aplicativo Covid 19 para IOS e Android.
Em 2020, foi realizado investimento em recursos digitais e adequação do Conecta à nova realidade de ensino, uma vez que o ensino-aprendizagem se deu por meio de aulas remotas.
Em 2021, considerando o momento de ensino e trabalho remotos, foram feitos ajustes nas instalações de energia e rede e foram adquiridos microfones, caixas de som e webcams, para transmissão das aulas realizadas na instituição.
Manter a constância da expansão e manutenção da estrutura física da IES. A manutenção da estrutura física da IES é acompanhada por meio de comunicação interna (CI) enviadas pelos setores, bem como vistorias realizadas pelo pessoal da manutenção, do Apoio ao Docente e do Suporte Operacional.
2020 - Implantação da Clínica de Enfermagem.
2020- Adequação dos Laboratórios de Química do Complexo Laboratorial, com instalação de coifas e exaustores.
2020 - Implantação de adequações na Clínica de Odontologia, atendendo determinações da VISA (Vigilância Sanitária) para manutenção das atividades práticas presenciais, em decorrência da pandemia Covid 19.
2020 - Implantação de adequações no Hospital Veterinário para atender determinações da VISA (Vigilância Sanitária) para manutenção das atividades práticas presenciais, em decorrência da pandemia Covid 19.
2020 - Instalação de equipamentos de proteção e prevenção à Covid 19 em todo o Campus. 2021 - Foram feitas manutenções para a preservação do ambiente e pequenos consertos, de acordo com a demanda dos setores.
2021 - Foi criado um novo espaço para a Central de Relacionamento com o Aluno, no qual se concentra todo o atendimento (financeiro e acadêmico). Criou-se um ambiente mais funcional e confortável.
2021 - Além disso, foram realizadas melhorias nas configurações em alguns computadores.
2022 - Investimento em EPI´s.
2022- Implantação do Pomar do curso de Agronomia e reforma da Casa de Vegetação.
2022 – Reforma (piso tátil) e ampliação na metragem do Labin II e reforma e ampliação do Labin XII.
2022 – Reformas em vários banheiros e outros ambientes da instituição.
2022 – Pintura de diversos ambientes, como as salas das coordenações.
2022 - Reforma da entrada do hall da antiga capela.
2022 - Limpeza e aprofundamento dos poços artesianos.
2022 - Aquisição de novos bonecos para o curso de Odontologia.
2022 - Foram substituídos 03 bebedouros (01 - NAC, 01-Complexo Laboratorial 2º piso e 01-Hospital veterinário).
2022 - Foi construído um viveiro para atender o curso de Agronomia.
2022 - Reforma e readequação do Lab Solos (pintura, revisão nas instalações elétricas e identificação visual).
2022 - Criação do espaço Coworking, composto por 01 sala ampla com ilha de trabalho adaptada para uso de notebooks, o espaço conta ainda com 01 sala de reuniões.
2022 - A FUNDAÇÃO ULBRA foi alocada em um novo espaço central com melhor acessibilidade, o qual recebeu uma nova roupagem de pintura, iluminação e identificação visual, contando com um amplo espaço, no qual comporta atendimento com 02-mesas, 02-computadores, 01-impressora multifuncional e cadeiras estofadas para atendentes e clientes.
2022 - Inauguração do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos – CEJUSC. Trata-se do único curso de Direito do estado do Tocantins a ofertar a possibilidade de se ter, no câmpus, parte do Poder Judiciário Tocantinense para que alunos e professores possam exercer atividades práticas no processo ensino-aprendizagem.
No final de 2022, foi iniciada a obra de reforma e ampliação do prédio da clínica escola do curso de Psicologia - SEPSI. Iniciou-se também a reforma e ampliação do Serviço de Atendimento Jurídico - SAJULP.
No final de de 2022, houve a renovação dos computadores dos labins II, III, V, VI e XII , assim como a aquisição de computadores novos para os laboratórios de pesquisa dos cursos do Departamento de Computação (Ciência da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação).
Promover ações para capacitação do corpo técnico-administrativo. Até 2018 a capacitação dos funcionários era realizada em ações diversas, não sistematizadas, de acordo com a necessidade dos setores.
Em 2019 iniciou-se a CAPFOR - Capacitação e Formação do Corpo Técnico Administrativo, que teve a sua 5a edição em 2022. Em 2020 e 2021 ocorreu de forma remota.
Promover uma maior interação entre Graduação e Pós-Graduação. A Educação Continuada (EduCon) continua realizando ações que visam a permanência do estudante para a continuidade dos seus estudos no CEULP, a partir de cursos, atualizações, aprimoramentos e cursos Lato Sensu.
Realizar acompanhamento dos resultados obtidos a partir das observações sugeridas pela CPA e relacioná-las à avaliação realizada. Todos os anos é compartilhada uma planilha com as coordenações de cursos para acompanhamento dos resultados levantados pelo instrumento de avaliação.
Há reuniões sistemáticas com reitoria, coordenadores de curso e chefes de setor. A partir de 2018 a equipe da CPA passou a se reunir com o NDE dos cursos.
Revisar os PPCs para sua adequação à realidade socioeconômica da região, em termos de texto, visto que a ação existe na prática. A revisão dos PCCs é feita de forma anual, considerando as características socioeconômicas da região e as definições do PDI.
Socializar de forma mais expansiva os resultados da CPA. Os resultados da CPA são divulgados em site próprio, em reuniões com reitoria, coordenadores de cursos e chefes de setor, bem como nas redes sociais do Ceulp. Porém, ainda é percebida uma fragilidade nesse quesito.
Com a mudança na gestão da assessoria de comunicação em 2022, ocorreram reuniões que iniciaram a concepção de uma nova estratégia de divulgação nas redes sociais e reformulação da página da CPA.
Tornar o PDI e o PPI fontes referenciais para a elaboração dos Projetos Pedagógicos de todos os cursos da IES. 2019 - São disponibilizados modelos para o desenvolvimento dos PPCs aos coordenadores, aos quais já é integrado o que está disposto no PDI. Diante disso, cada coordenação, juntamente com seu colegiado, descreve como as ações acontecem em seu curso.
2020 - As estratégias para tornar o PDI fonte referencial para a elaboração dos Projetos Pedagógicos continuam com a articulação dos coordenadores de curso, juntamente com seus colegiados. Cabe destacar que as ações descritas nos PPCs representam a realidade de cada curso, mas que estão em consonância com o PDI.
2021 - As ações definidas nos PPCs, que são atualizados periodicamente, são definidas e/ou atualizadas em consonância com o PDI.
Tornar os trabalhos voltados à acessibilidade e à inclusão temas de discussão nos conselhos dos cursos. Desde 2011 o Núcleo Alteridade tem desempenhado trabalhos relacionados à acessibilidade e à inclusão, a partir da articulação com as coordenações de curso. O núcleo realizou diversas ações tanto na esfera individual, como grupal, presencialmente ou a partir do Google Meet.
O CEULP conta com intérpretes de Libra, Psicólogo, Psicopedagogo, programas NVDA (NonVisual desktop Access) e DOSVOX, entre outros recursos voltados à discussão e promoção de acessibilidade e inclusão.
Melhorias diversas a partir das respostas às questões subjetivas da autoavaliação. Aumento na CH para coordenação de cursos, calculadas a partir da quantidade de alunos matriculados.
Diminuição da quantidade de disciplinas EaD, de forma que no final de 2022 foi definido que a partir de 2023 apenas 4 disciplinas institucionais permanecerão na modalidade à distância, em todos os cursos.
Mudança na gestão de cursos e na composição do corpo docente, após verificação das críticas recebidas e análise do trabalho realizado no que tange ao gerenciamento do curso.
Desde a volta ao ensino presencial, no início de 2022, o restaurante está sob nova direção.