O que é o GEDA?

O Grupo de Estudos em Direito Administrativo — GEDA,  é um projeto de extensão destinado aos acadêmicos do Curso de Direito do CEULP/ULBRA.

Foi criado em 2009/01, partindo da necessidade de aprofundar os estudos de questões polêmicas e temas atuais de Direito Administrativo, ramo do direito público que tem como principal característica a desigualdade jurídica entre cada uma das partes envolvidas. Onde, de um lado, está a Administração Pública, que defende os interesses coletivos; de outro, o particular. Havendo conflito entre tais interesses, haverá de prevalecer o da coletividade, representado pela Administração, pois está em patamar superior ao particular, de forma diferente da vista no direito privado, onde as partes estão em igualdade de condições.

Considerando as características do direito administrativo, a intenção do GEDA é atuar em dois focos principais: o primeiro, ligado ao estudo da disciplina, possibilitando aos alunos construir uma base de conhecimento sobre o tema escolhido para pesquisa, conciliando com as atividades teóricas e práticas. O segundo, relacionado à pesquisa e extensão, que busca aproveitar os conhecimentos adquiridos nos estudos para produzir artigos, painéis ou seminários cujo objetivo é socializar os resultados obtidos com a comunidade acadêmica.

 

EQUIPE

Profª Drª Dagmar Gemelli
Currículo Lattes
Coordenadora do GEDA

Prof. Msc. Gustavo Paschoal Teixeira de Castro
Coordenador do Curso de Direito do CEULP/ULBRA

 

PÚBLICO ALVO

Acadêmicos do curso de Direito que já concluíram ou matriculados na disciplina de Direito Administrativo.

 

OBJETIVO GERAL

Viabilizar o aperfeiçoamento e a atualização dos acadêmicos de Direito, por meio de pesquisas e estudos de temas de Direito Administrativo.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Incentivar o hábito de leitura, desenvolvendo nos acadêmicos a capacidade de análise, síntese e raciocínio lógico, para a compreensão dos fenômenos jurídicos e o conteúdo da disciplina de Direito Administrativo.
  • Desenvolver a capacidade de exposição oral e redação escrita.
  • Capacitar o acadêmico para o trabalho de pesquisa, tanto individualmente como em grupos.
  • Despertar a atenção de administradores públicos para a importância das normas legais e entendimentos jurisprudenciais de Direito Administrativo.
  • Buscar a interdisciplinaridade, integrando as disciplinas de direito público e os entes da administração pública direta e indireta visando obter propostas efetivas para gestão pública.

 

METODOLOGIA

Realização de 01 (um) encontro mensal, objetivando a discussão dos temas relacionados com o Direito Administrativo, escolhidos pelos integrantes do grupo de acordo com as temáticas propostas. Extraordinariamente, quando necessário, poderão ser marcadas outras reuniões além daquelas que normalmente já ocorrem.