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Apresentação

MEIO AMBIENTE E SAÚDE
XVII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CEULP/ULBRA

(…)
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
(Depende de nós – Ivan Lins)

Questões ambientais encontram-se na ordem do dia, especificamente quanto à interação entre homem e natureza. A premência de tal preocupação se fez brotar – dentre outros – pelos efeitos da inconsequência humana para com o espaço onde se encontra inserida. Há muito a humanidade utilizou-se de recursos naturais para satisfazer suas vontades imediatas, não se dando conta de possibilidade de finitude dos mesmos, bem como dos impactos negativos de tal conduta.

O cuidado para com o meio ambiente perpassa mais que questões preservacionistas. A proteção da natureza é vital para a existência e para garantia da saúde do ser humano na Terra. Mazelas e parte relevante de doenças que assolam a humanidade advêm da falta de respeito e de cuidado para com o espaço onde o homem se fez presente. A seriedade e gravidade de tal constatação elevou o meio ambiente ao patamar de direito humano, universalmente protegido.

Mister se faz que a sociedade global perceba que o acesso a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum de todos, deve ser garantido não somente para gerações atuais, mas também para as futuras. Logo, há que se dizer do reconhecimento da responsabilidade de todos os atos humanos para com o meio ambiente e para com sua espécie.

Saúde humana e meio ambiente encontram-se imbricados. Cabe à humanidade a compreensão de tal condição, imprescindível para uma salutar jornada rumo ao futuro. Tal percepção não deve ser cobrada somente para com controversas complexas, envolvendo países, grandes organizações e transnacionais, mas sim por cada ser humano, em cada casa, em cada local de estudo e de trabalho, em cada comunidade. A consciência da necessidade do cuidado e do respeito para com o meio ambiente e, por consequência, da saúde de cada pessoa é que fará gerar bons frutos, bem como um melhor lugar para se viver.

Nesta senda, o CEULP/ULBRA oportunizará a toda sociedade espaço e momento para debates e compartilhamento de saberes, por meio da edição da XVII Jornada de Iniciação Científica, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de outubro de 2017. Trata-se de momento ímpar, onde toda a comunidade – acadêmica, científica e geral – é chamada a participar. Cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde e da vida!

Objetivos

  • Oportunizar aos jovens pesquisadores a apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos;
  • Incentivar a pesquisa entre os acadêmicos;
  • Proporcionar intercâmbio entre os pesquisadores e estudantes;
  • Fortalecer a pesquisa no CEULP/ULBRA;
  • Divulgar e debater os trabalhos científicos desenvolvidos pelos discentes nas grandes áreas do conhecimento;
  • Gerar novos conhecimentos;
  • Divulgar as pesquisas científicas por meio de publicações.

Programação

  • 19:30

    Abertura Solene

    Devocional

    Apresentação Cultural

  • 20:00

    Palestra de Abertura: "Meio ambiente e saúde da população quilombola Kalunga, Estado de Goiás"

    Palestrante: Dr. Pedro Sadi Monteiro

    Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília e Pós-Doutorado pela University College of London. Professor adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília. Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Epidemiologia e Controle de Endemias, Saúde e Ambiente, atua principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, PSF, e Saúde Pública.

  • 08:00

    Apresentação dos Trabalhos de Iniciação Científica e Avaliação pelos Consultores

  • 14:00

    Auditório Central

    Entrega do prêmio Jovem pesquisador
    Encerramento

Datas Importantes

Data do evento

3 e 4 de outubro de 2017

Data limite para submissão de trabalhos

31 de agosto de 2017

Inscrição

Para fazer a sua inscrição inicialmente deve-se se cadastrar através do link abaixo.

Após se cadastrar, clique no campo acesso interno, que se encontra no topo da página, com seu CPF e senha (usados no Cadastro), e procure a opção inscrição onde a mesma será efetivada e posteriormente gerado o boleto para pagamento.

 

Faça sua inscrição aqui!

Valores

Tipo de inscrição Inscrições até 31/08 Inscrições de 01/09 até 02/10 Durante o Evento
Alunos R$ 30,00 R$ 40,00 R$ 50,00
Professor/Profissional R$ 60,00 R$ 70,00 R$ 80,00
Alunos PIBIC e PROICT R$ 20,00 R$ 30,00 R$ 50,00

Importante:
Caso o pagamento seja realizado com boleto de inscrição na Central de Atendimento ao Acadêmico, uma via do comprovante deve ser entregue na Coordenação de Pesquisa ou encaminhada por e-mail pesquisa@ceulp.edu.br para que seja confirmada sua inscrição no evento.
Interessados em inscrever-se de outras Instituições de Ensino e/ou outras cidades podem fazer o pagamento através de transação bancária (depósito ou transferência) na seguinte conta:

Associação dos Funcionários da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo
Banco do Brasil
Agência: 1505-9 Conta Corrente: 32590-2

OBS:
Para a efetivação, uma via da inscrição com o comprovante de pagamento deverá ser enviada para o e-mail: pesquisa@ceulp.edu.br e/ou entregue na Coordenação de Pesquisa, sala 120, prédio da Direção Geral.

Comissões

Comissão Organizadora

Organização Geral

  • Alda Adriana Lima Gonçalves
  • Ângela Ruriko Sakamoto
  • Adriano Chiarani da Silva
  • Conceição Aparecida Previero
  • Diêmy Sousa Freitas
  • Enéias Cardoso de Oliveira
  • Gustavo Paschoal Teixeira de Castro
  • Irenides Teixeira
  • Jackson Gomes de Souza
  • Josemara da Silva Santos
  • Keila Barbosa Milhomem
  • Letícia Bender
  • Luiz Gustavo Santana
  • Maria de Fátima da Rocha Medina
  • Marta Lúcia Guimarães Resende Adorno
  • Parcilene Fernandes de Brito
  • Pierre Soares Brandão

Divulgação, Diagramação e Arte

  • Assessoria de Comunicação Social do CEULP/ULBRA

Administração e Finanças

  • Adriano Chiarani da Silva
  • Enéias Cardoso de Oliveira

Comissão de Apoio

  • Marcondes Rodrigues de Lima
  • Wendel Dias Coelho

Site do Evento

  • Fábrica de Software do CEULP/ULBRA

COMITÊ CIENTÍFICO

Área de Ciências Agrárias e Biológicas

  • Cursos: Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola e Medicina Veterinária
  • Líder: Profa. Dra. Josemara da Silva Santos

Área das Engenharias

  • Cursos: Engenharia Civil e Engenharia de Minas
  • Líder: Profa. Dra. Ângela Ruriko Sakamoto

Área de Ciências Humanas

  • Cursos: Psicologia
  • Líder: Profa. Dra. Irenides Teixeira

Área de Ciências da Saúde

  • Cursos: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia e Serviço Social
  • Líder: Profa. Dra. Marta Lúcia Guimarães Resende Adorno

Área de Ciências Sociais Aplicadas

  • Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Segurança do Trabalho
  • Líder: Prof. Dr. Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira

Área de Ciências Exatas e da Terra

  • Cursos: Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia de Software
  • Líder: Prof°. Msc. Jackson Gomes de Souza

COMISSÃO AVALIADORA

Ciências Agrárias e Biológicas

  • Josemara Silva Santos
  • Marcos Soares
  • Mildre Loraine Pinto
  • Taísa Tavares dos Santos

Ciências Exatas e da Terra

  • Fabiano Fagundes
  • Fábio Castro Araújo
  • Fernando Luiz de Oliveira
  • Heloise Acco Tives Leão
  • Jackson Gomes de Souza
  • Madianita Bogo Marioti
  • Parcilene Fernandes de Brito

Ciências Humanas

  • Ana Beatriz Dupré Silva
  • Carolina Santin Cótica
  • Cristina D’Ornellas Filipakis Sousa
  • Fabiano Fagundes
  • Irenides Teixeira
  • Lauriane dos Santos Moreira
  • Luiz Gustavo Santana
  • Pierre Soares Brandão
  • Rosângela Veloso de Freitas Morbeck

Ciências Sociais Aplicadas

  • Cássia Regina de Lima
  • Graziele Cristina Lopes Ribeito
  • Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira
  • Josiane Aparecida Ferreira
  • Sinvaldo Conceição Neves
  • Thyago Phellip França Freitas

Ciências da Saúde

  • Ângela Shiratsu Yamada
  • Marta Lúcia Guimarães Resende Adorno
  • Yamba Carla Lara Pereira

Engenharias

  • Ângela Ruriko Sakamoto
  • Daniel Francisco Pereira Padilha Setti

Submissão

O resumo expandido deve ser apresentado em arquivo do Word em 4 (quatro) laudas e abranger: título, autor (es), identificação do evento, resumo, palavras-chave, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão e referências bibliográficas.

OBS: Modelo de trabalho disponível no item downloads.
Resumos enviados no formato PDF não serão aceitos para avaliação.

REGRAS DE FORMATAÇÃO

Papel: tamanho personalizado, no formato (A4), com orientação retrato, margens superior, inferior, esquerda e direita medindo 25 mm;

Fonte: Times New Roman, tamanho 12 para título, 11 para autores, texto e identificação do evento e, 8 para os sobrescritos, subscritos e notas de rodapé;

Imagens: devem ser preferencialmente convertidas para o formato “jpg” antes de serem inseridas no texto do Word (inserir, figura, do arquivo), centralizadas;

Tabelas: devem ser copiadas e coladas no texto do Word, de modo a ficar independente dos aplicativos fonte (tais como Excel);

Recuos e espaçamentos: o espaçamento entre linhas deverá ser simples e o texto sem recuo para parágrafos.

OBS: Não numerar as páginas.

Todos os tópicos (RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, etc.) deverão ser escritos em letras maiúsculas, justificados à esquerda, em negrito e seguidos por dois pontos ( : ) e pelo texto, com início na mesma linha, que deverá ter alinhamento justificado (alinhado à esquerda e à direita).

INSTRUÇÕES DETALHADAS

Título: em letras maiúsculas, negrito e centralizado, deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho. Um número-índice sobrescrito, como chamada de rodapé, poderá seguir-se ao título para possíveis explicações quando necessárias.

Autores: os nomes dos autores devem estar dois espaços abaixo do título, centralizados com as iniciais dos prenomes seguidas de ponto e o sobrenome por extenso em letras maiúsculas. Em caso de mais de um autor, seus nomes serão separados por vírgula, sendo que o primeiro nome deverá ser sempre do aluno que vai apresentar o trabalho. OBS: É permitido um total de 4 (quatro) autores por trabalho.

Identificações: dois espaços após os nomes dos autores, o primeiro autor deve ser identificado, devendo constar: qualificação profissional, instituição e e-mail. Os demais autores devem ser identificados com qualificação profissional e instituição.

OBS: Alunos bolsistas do PIBIC e PROICT deverão constar no campo do nome e identificação dos autores, a condição de bolsista ou voluntário.

Identificação do evento: dois espaços após a identificação dos autores.

Resumo: o texto deve iniciar-se na mesma linha do item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s) procurando justificar sua importância (sem incluir referências bibliográficas), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões, contendo no máximo 800 caracteres.

Palavras-chave: três, em letra minúscula (a menos que não se aplique) e separadas por ponto e vírgula (;).

Introdução: evitar divagações, utilizando-se de bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho, utilizando no máximo 20 (vinte) linhas.

Material e métodos: dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bibliográfica bastará; caso contrário, é necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional.

Resultados e discussão: ilustrações, gráficos, fotos ou imagens, devem ser apresentados com tamanho e detalhes suficientes para a composição final, preferivelmente na mesma posição do texto, com numeração sucessiva em algarismos arábicos; evitar tabelas extensas e dados supérfluos, privilegiando-se dados médios, adequar seus tamanhos, e na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e autoexplicativas. Na discussão, confrontar os dados obtidos com a literatura.

Conclusão: deve basear exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando, sim, confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.

Agradecimentos: inseri-los, se for o caso, após as conclusões, de maneira sucinta.

Referências bibliográficas: devem incluir apenas as mencionadas no texto e em tabelas, gráficos, fotos ou imagens, aparecendo em ordem alfabética e em letras maiúsculas. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. As referências no texto devem também aparecer em letra maiúsculas, seguidas da data. A apresentação segue as normas da ABNT.

TOME NOTA:

Os orientadores são responsáveis por supervisionar e revisar o(s) resumo(s) expandido(s) de seu(s) aluno(s) e, antes de submetê-lo(s), efetuar rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação em todos os dados.

OS TRABALHOS QUE NÃO ATENDEREM AS NORMAS EXIGIDAS SERÃO AUTOMATICAMENTE REPROVADOS.

NORMAS DO PÔSTER

ELABORAÇÃO

1) Preparação do pôster

Os autores deverão preparar o pôster apenas se o resumo enviado for aceito para apresentação.

2) Dimensão do pôster

Largura: 60 cm.
Altura: 90 cm.

3) Clareza e apresentação

  • O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros;
  • Utilizar os vários recursos gráficos disponíveis para despertar o interesse do público;
  • Não é obrigatória a impressão em plotter, mas o pôster deve possuir características de um cartaz;
  • Organizar as informações de modo que a ideia central do trabalho seja facilmente compreendida;
  • Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e gráficos possíveis.

4) No pôster deverá constar:

  • Título idêntico ao do resumo submetido;
  • Nomes e instituições dos autores;
  • Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões, Bibliografia; Instituição de fomento se houver.

ATENÇÃO:

  • Os alunos do CEULP/ULBRA que tiverem seus trabalhos aprovados devem colocar do lado esquerdo do pôster o logotipo do CEULP/ULBRA e do direito o da Coordenação de Pesquisa (ambos disponíveis na página).
  • Alunos bolsistas do PIBIC deverão colocar do lado esquerdo o logotipo do CNPq, e em sequência o do CEULP/ULBRA e Coordenação de Pesquisa (ambos disponíveis na página).

INFORMAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO

  1. A avaliação dos trabalhos tem início às 08h e término às 12h;
  2. Os pôsteres deverão ser afixados no dia anterior ao da apresentação (período da noite);
  3. O CEULP/ULBRA disponibiliza o suporte para todos os apresentadores afixarem seus trabalhos;
  4. Cabe ao autor do trabalho providenciar barbante para pendurar seu pôster;
  5. Os trabalhos devem ser apresentados por um único aluno, preferencialmente o primeiro autor;
  6. Durante a apresentação do pôster é obrigatória à presença de pelo menos um dos autores com o crachá, entregue no credenciamento;
  7. Um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao pôster, para responder às questões dos interessados;
  8. Todos os trabalhos apresentados são avaliados em formulário específico;
  9. Os trabalhos serão agrupados por área do conhecimento;
  10. Cada área terá um comitê formado por três avaliadores que, ao final das apresentações, selecionarão os três melhores trabalhos para receberem o Prêmio Jovem Pesquisador;
  11. O tempo para apresentação do pôster será de 5 min, mais os questionamentos dos avaliadores;
  12. Não será permitida a apresentação por terceiros-não autores, performática, com retroprojetor, computador, microfone e/ou outros equipamentos elétricos, aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação.

PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR

Os trabalhos apresentados pelos acadêmicos de graduação serão avaliados por um comitê técnico-científico para cada grande área, constituído por professores/ pesquisadores do CEULP e de outras instituições convidadas. Os três melhores trabalhos, em cada grande área, receberão o prêmio Jovem Pesquisador, anualmente oferecido pelo CEULP/ULBRA.

OBS: O prêmio Jovem Pesquisador é concedido aos acadêmicos do CEULP/ULBRA. Os participantes de outras instituições que tiverem seus trabalhos premiados receberão uma menção honrosa.

ÁREAS

  • Ciências Agrárias e Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Humanas
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências da Saúde

Data da entrega: 04/10/2017.
Horário: 14h.
Local: Auditório Central.

TRABALHOS APROVADOS

Clique aqui para ver a relação de Trabalhos Aprovados

Local

Av. Teotonio Segurado, 1501 Sul – CEULP/ULBRA Ver no Google Maps

Contato

Mais informações:

pesquisa@ceulp.edu.br
(63) 3219-8031
Sala 120 – Prédio da Direção - Coordenação de Pesquisa
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