O resumo deverá seguir obrigatoriamente a formatação estabelecida a seguir. A organização avaliará todos os trabalhos e reserva-se no direito de rejeitar aqueles considerados inadequados
Estrutura e organização
Papel: tamanho personalizado, no formato (A4), com orientação retrato, margens superior, inferior, esquerda e direita medindo 2.5 mm.
Fonte: Times New Roman, tamanho 13 para título, 12 para autores, texto e identificação do evento e, 9 para os sobrescritos, subscritos e notas de rodapé.
Recuos e espaçamentos: o espaçamento entre linhas deverá ser simples e o texto com recuo de 1 cm para parágrafos.
Paginação: as páginas não devem ser numeradas.
Dimensão: a produção (resumo expandido) deverá ocupar no mínimo três e no máximo cinco laudas, incluindo texto, tabelas e/ou figuras; exceto referências.
Formato para submissão: o arquivo deve ser apresentado no formato word.
Citações: devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
Nomenclatura científica: deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas também devem seguir o Sistema Internacional.
Plágio: Cópias parciais ou integrais de trabalhos de outrem (plágios) eliminam o candidato do presente evento, independente das responsabilidades civil e criminal advindas.
Instruções detalhadas
Título: Em letras maiúsculas, fonte Times New Roman 13, em negrito com alinhamento central de parágrafo. Atenção: não deve constar a palavra título no início do parágrafo.
Autor(es): Nome e sobrenome dos autores (Não há limitação quanto ao número de autores), em letra maiúscula/minúscula, fonte Times New Roman tamanho 12, sem negrito e centralizado.
Em nota de rodapé: Titulação, Vinculação institucional e e-mail para contato. (Para comunidade acadêmica da ULBRA Palmas utilizar o nome por extenso, para Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp).
Observação: Para alunos do PROICT ou de qualquer outro órgão de fomento deverá constar, no campo nome e identificação dos autores, a condição de bolsista ou voluntário do respectivo programa.
Resumo informativo: deve conter uma breve introdução, objetivo(s) do trabalho, descrição dos métodos empregados no desenvolvimento do trabalho, principais resultados e as conclusões. O resumo não deve conter fórmulas, gráficos, figuras ou referências e conter de 50 a 100 palavras, conforme as orientações da ABNT 6028:2021.
Palavras-Chave: Indicar três palavras-chave. A primeira palavra-chave deve ser iniciada em maiúscula, as demais devem estar em letras minúsculas (exceto nomes próprios e de países), separadas entre si por por ponto e vírgula (;).
Introdução: evitar divagações, utilizando-se de referências bibliográficas apropriadas para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho.
Material e Métodos: dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bastará; caso contrário, é necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional.
Resultados e Discussão: ilustrações, gráficos, fotos ou imagens, devem ser apresentados com tamanho e detalhes suficientes para a composição final, preferivelmente na mesma posição do texto, com numeração sucessiva em algarismos arábicos; evitar tabelas extensas e dados supérfluos, privilegiando-se dados médios, adequar seus tamanhos, e na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e autoexplicativas. Na discussão, confrontar os dados obtidos com a literatura.
Conclusão: deve basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando, sim, confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.
Agradecimentos: é opcional, os alunos voluntários/bolsistas do PIBIC e PROICT ou de qualquer outro órgão de fomento poderão adicionar um agradecimento a todos que ajudaram na elaboração da pesquisa.
Referências: em caixa alta, centralizada e não deve ser numerada. Devem incluir apenas as fontes mencionadas no texto e em tabelas, gráficos, fotos ou imagens, aparecendo em ordem alfabética. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. Deve seguir as normas da ABNT 6023:2018, alinhadas à esquerda, tamanho 12 e espaçamento simples.
Importante: Os orientadores são responsáveis por supervisionar e revisar o(s) resumo(s) expandido(s) de seu(s) aluno(s) e, antes de submetê-lo(s), efetuar rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação em todos os dados.
Avaliação dos trabalhos
Os trabalhos submetidos serão avaliados em duas etapas:
Etapa 1 – O trabalho submetido será avaliado por representantes do Comitê Técnico-Científico e os aprovados estarão classificados para a etapa de apresentação oral (Pôster).
Importante:
Etapa 2 – Após a aprovação dos resumos, os trabalhos, no formato pôster, serão avaliados a partir da apresentação oral, sendo considerados os seguintes critérios de avaliação:
Comunicação Visual;
Estrutura e sequência do trabalho;
Objetivos;
Metodologia;
Resultados;
Relação entre os objetivos e a conclusão;
Domínio do conteúdo;
Segurança durante a apresentação;
Tempo de apresentação (tempo máximo permitido: 5 minutos).
Importante:
Preparação
Os autores deverão preparar o pôster apenas se o resumo enviado for aceito para apresentação.
Estrutura
Tamanho: 0,60 m X 0,90m OU 0,90 m X 1,20m
Material: opcional – lona ou papel.
Conteúdo – no pôster deverá constar:
Título idêntico ao do resumo submetido.
Nomes e instituições dos autores.
Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões, Bibliografia; Instituição de fomento se houver.
Clareza e apresentação
O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros.
Utilizar os vários recursos gráficos disponíveis para despertar o interesse do público.
Organizar as informações de modo que a ideia central do trabalho seja facilmente compreendida.
Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e gráficos possíveis.
Indicação de layout disponível para download no site da Jornada.
Exposição do pôster e Apresentação oral
O credenciamento dos autores será feito entre 8h30 e 9h, no dia 14 de novembro, no hall central da Ulbra Palmas e os autores direcionados aos locais para apresentação oral dos trabalhos (verificar o ensalamento disponível no site do evento).
O uso do crachá de identificação é obrigatório durante a apresentação do trabalho.
A avaliação será feita por um comitê técnico-científico para cada área ou junção de áreas (identificadas no site do evento), constituído por professores/pesquisadores, além de outras instituições convidadas.
Os trabalhos serão avaliados a partir da apresentação oral.
Critérios de avaliação: Comunicação Visual; Estrutura e sequência do trabalho; Objetivos; Metodologia; Resultados; Relação entre os objetivos e a conclusão; Domínio do conteúdo; Segurança durante a apresentação; Respeito ao tempo de apresentação (máximo permitido: 5 minutos por trabalho).
Atenção:
Todas as produções deverão conter a identidade visual do evento (conforme modelo disponível no site do evento).
Nenhuma das pontuações ou notas atribuídas ao longo do processo de avaliação do evento será divulgada. Será divulgada apenas a listagem dos três primeiros classificados de cada área. A inscrição no evento implica na aceitação integral do processo de avaliação, não cabendo recursos ao processo de avaliação e seleção de trabalhos.