XVII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CEULP/ULBRA

03 e 04 de outubro de 2017

Apresentação

Meio Ambiente e Saúde

(…)
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
(Depende de nós – Ivan Lins)

Questões ambientais encontram-se na ordem do dia, especificamente quanto à interação entre homem e natureza. A premência de tal preocupação se fez brotar – dentre outros – pelos efeitos da inconsequência humana para com o espaço onde se encontra inserida. Há muito a humanidade utilizou-se de recursos naturais para satisfazer suas vontades imediatas, não se dando conta de possibilidade de finitude dos mesmos, bem como dos impactos negativos de tal conduta.

O cuidado para com o meio ambiente perpassa mais que questões preservacionistas. A proteção da natureza é vital para a existência e para garantia da saúde do ser humano na Terra. Mazelas e parte relevante de doenças que assolam a humanidade advêm da falta de respeito e de cuidado para com o espaço onde o homem se fez presente. A seriedade e gravidade de tal constatação elevou o meio ambiente ao patamar de direito humano, universalmente protegido.

Mister se faz que a sociedade global perceba que o acesso a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum de todos, deve ser garantido não somente para gerações atuais, mas também para as futuras. Logo, há que se dizer do reconhecimento da responsabilidade de todos os atos humanos para com o meio ambiente e para com sua espécie.

Saúde humana e meio ambiente encontram-se imbricados. Cabe à humanidade a compreensão de tal condição, imprescindível para uma salutar jornada rumo ao futuro. Tal percepção não deve ser cobrada somente para com controversas complexas, envolvendo países, grandes organizações e transnacionais, mas sim por cada ser humano, em cada casa, em cada local de estudo e de trabalho, em cada comunidade. A consciência da necessidade do cuidado e do respeito para com o meio ambiente e, por consequência, da saúde de cada pessoa é que fará gerar bons frutos, bem como um melhor lugar para se viver.

Nesta senda, o CEULP/ULBRA oportunizará a toda sociedade espaço e momento para debates e compartilhamento de saberes, por meio da edição da XVII Jornada de Iniciação Científica, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de outubro de 2017. Trata-se de momento ímpar, onde toda a comunidade – acadêmica, científica e geral – é chamada a participar. Cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde e da vida!