A ATUAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: possibilidades fora do contexto escolar.

Rodolfo Alves Nascimento de Oliveira, Darlan Lopes de Farias e Lauriane dos Santos Moreira
Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) compõe as chamadas neurodiversidades, caracterizado por dificuldades na comunicação social e comportamentos repetitivos ou estereotipados. A Educação Física, a partir do atendimento aos chamados grupos especiais, pode auxiliar no cuidado de pessoas com TEA, de modo a propor exercícios físicos que contribuam para o seu desenvolvimento motor e a inclusão social. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as principais práticas desenvolvidas por profissionais de Educação Física com pessoas TEA no Brasil, fora do ambiente escolar. Para alcançar tal objetivo, a metodologia foi bibliográfica, do tipo revisão narrativa, qualitativa e exploratória. Foram buscados estudos nas bases de dados Scientific Electronic Library Online e Google Acadêmico, entre abril e maio de 2021, que envolvessem a atuação da Educação Física com TEA, a partir da definição de critérios de inclusão e exclusão. Foram selecionados 11 estudos, sendo identificados quatro tipos de atividades desenvolvidas: aquáticas, lúdico-recreativas, rítmicas e teste.

XXI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
29 de Outubro de 2021
156-160
Palmas-TO
Apresentação