O USO DA DIALÉTICA, DA TERAPIA FOCADA NA COMPAIXÃO E DA ATENÇÃO PLENA PARA A REDUÇÃO DA ANSIEDADE EM PROFESSORES

ADRIANA MAGNA SOUSA DA SILVA RAMALHO;MARIBEL SARMENTO FERREIRA PELUZIO;MYLENA VIEIRA DOS REIS;TEREZA ALTINA AMBRÓSIO FERREIRA;VALÉRIA RAGNINI PICORELI;SONIELSON LUCIANO DE SOUSA
Resumo

Devido ao crescente adoecimento mental presente na sociedade contemporânea, a saúde do
professor é um tema que adquire crescente relevância científica, sendo tal profissão uma das
mais estressantes no mundo do trabalho. A presente revisão de literatura analisou produções
científicas nacionais publicadas entre 2010 e 2022, com vista a identificar as mais eficientes
ferramentas para lidar com os adoecimentos psíquicos entre os professores da educação básica.
Recorreu-se a livros, artigos em sites científicos, tais como Scielo, Google Acadêmico e
Pepsico, entre eles os artigos em língua portuguesa, escritos por estudiosos da área das ciências
humanas. O principal adoecimento mental investigado é a síndrome de burnout e os sintomas
prevalentes foram o estresse e a ansiedade. Espera-se que esses resultados direcionem novas
pesquisas e estimulem o planejamento de intervenções eficazes voltadas para a saúde mental de
professores.

XXIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
26 de Outubro de 2023
529-534
Palmas-TO