PROPOSTA DE ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO DE UM CENTRO DE ENSINO, PESQUISA E NEURODESENVOLVIMENTO, PARA CRIANÇAS E ADULTOS, EM PALMAS, TOCANTINS

THÁILLA MONTEIRO CALDEIRA;CAMILA DE QUEIROZ PIMENTEL LOPES
Resumo

Nos últimos anos, houve um aumento significativo no diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento. No Brasil, embora não existam estudos abrangentes nacionalmente, algumas regiões indicam esse crescimento. Em Palmas, Tocantins, duas instituições públicas oferecem tratamentos eficientes, mas são improvisadas e insuficientes para atender à crescente demanda. A maioria dos afetados não tem acesso aos cuidados necessários. Diante desse cenário, propõe-se um Centro de Ensino, Pesquisa e Neurodesenvolvimento em Palmas, Tocantins. Este centro visa fornecer intervenção clínica, espaço para pesquisa científica e formação para pais e profissionais. O projeto integra neurociência e arquitetura, visando bem estar físico e psicológico, aliado a estímulos positivos para otimizar tratamentos. O trabalho baseia-se em pesquisas exploratórias, análise de dados, estatísticas, bibliografias e visitas decampo.

XXIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
26 de Outubro de 2023
461-467
Palmas-TO