UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE “A EFICÁCIA DAS APLICAÇÕES DE IA NO ENSINO ADAPTATIVO E PERSONALIZADO” A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA

MARIA FERNANDA ROCHA TOLENTINO;PAULO GOSIK MASCARENHAS MOITA;ANA CLARA MORAIS ZANETTI;FABIANO FAGUNDES
Resumo

Este trabalho trata-se de uma Revisão Sistemática de Literatura que avalia o impacto das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) no ensino adaptativo e personalizado. Utilizando protocolos rigorosos de pesquisa, o estudo coletou e analisou 183 artigos em língua portuguesa buscados no Google Scholar, dos quais 46 foram considerados relevantes para a pesquisa. Os principais achados indicam uma ampla gama de estratégias implementadas utilizando a IA incluindo personalização de conteúdo, feedback automatizado e sistemas de tutoria inteligente. Cerca de 90% dos artigos enfocam a personalização do aprendizado, e 80% mencionam avaliações automatizadas. O estudo sugere que há um forte interesse acadêmico em explorar como a IA pode melhorar a qualidade da educação, tornando-a mais adaptável, interativa e eficaz. As tendências observadas apontam para um campo de pesquisa em constante evolução, focado na melhoria da educação por meio da tecnologia.

XXIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
26 de Outubro de 2023
191-196
Palmas-TO