Autor(es): DENISE BORGES DA COSTA

Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Ferimentos e lesões. Enfermagem.

Defendido/Publicado em: 2019-06-10

Orientador(a): Tatiana Peres Santana Porto Wanderley

Curso: Enfermagem


O profissional de Enfermagem atuante no cuidado a pessoa portadora de lesões de pele
necessita manter embasamento e conhecimento científico atualizado para o tratamento de tais
lesões, devido aos fatores que influenciam esse processo. Na formação acadêmica o
aprendizado da temática citada é imprescindível para uma boa qualificação, visto que o
enfermeiro tem papel fundamental na avaliação, classificação e tratamento dessas lesões. Foi
realizada uma pesquisa de campo, com abordagem quali-quantitativa, com os objetivos de:
identificar o grau de conhecimento dos acadêmicos de enfermagem de uma Instituição de
Ensino Superior do Estado do Tocantins, em relação à assistência prestada a pessoas
portadoras de lesão de pele; levantar a compreensão quanto a classificação das feridas;
relacionar o conhecimento dos acadêmicos que vivenciaram o estágio de Módulo de Pratica
Supervisionado em Semiotécnica proporcionado pela Clínica de Enfermagem, com os que
não tiveram essa oportunidade; elucidar as dificuldades apontadas pelos alunos na
classificação das lesões. A amostra foi composta por 50 discentes de enfermagem. Os
resultados evidenciaram que a maioria dos acadêmicos entrevistados realizou estágio na
clínica de enfermagem, dentre os que não passaram por esse campo de prática, houve 4 % que
relatou não ter realizado um curativo, na graduação até o momento. Quando comparamos o
aprendizado dos dois grupos, constatamos que os alunos que realizaram estágio na Clínica
obtiveram maior percentual de acertos nas questões relacionadas a etiologia, grau de
contaminação e cicatrização. As principais dificuldades citadas foram: identificar os tipos de
tecidos presentes na lesão e classificar o percentual dos mesmos. Com a realização do estudo,
concluímos que a clínica de enfermagem, oferece uma oportunidade diferenciada de
aprendizagem na temática e sugerimos que esse campo de estágio, seja ofertado a todos os
acadêmicos no quinto período da formação, na disciplina de semiotécnica.


Como citar

CONHECIMENTO E PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE O CUIDADO PRESTADO A PESSOA PORTADORA DE LESÃO DE PELE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1046>. Acesso em: 14 nov. 2024

Banca (avaliadores)

  • Tatiana Peres Santana Porto Wanderley (Presidente)
  • Guiomar V. V. A. T. Batello
  • Marcia Pessoa de Sousa Noronha

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