Autor(es): MAYRA NEILE FREIRE DA SILVA
Palavras-chave: Qualidade de Vida, Atividade Física.
Defendido/Publicado em: 2019-11-05
Orientador(a): IRENIDES TEIXEIRA
Coorientador(a): MATHEUS MORBECK ZICA
Curso: Educação Física - Bacharelado
O trabalho objetivou verificar o nível de atividade física e a percepção da qualidade de vida dos professores da área da saúde em uma instituição de ensino superior particular de Palmas – TO. E o método que foi utilizado foi por meio de questionários, sendo eles o Questionário Internacional de Atividade Física-IPAQ versão curta, que avalia o nível de atividade física, The World Health Organization Quality of Life – WHOQOL- bref que avalia apercepção da qualidade de vida, Questionário Sociodemografico e Questionário Socioeconômico. A pesquisa se deu por meio de procedimento metodológico transversal. Dezessete professores participaram da pesquisa, sendo 65 % do sexo feminino, A maioria trabalha em mais de uma instituição somando assim 53%, a média de idade é de 39,7, em relação ao tempo de docência 53% tem até 5 anos e o restante entre 10 e 30 anos de profissão. Sobre o nível de atividade física 41% dos avaliados foram classificados como muito ativo, 23% como ativo e a soma do restante ficaram entre insuficiente ativo B e sedentário, quanto aos domínios da percepção da qualidade de vida, o domínio psicológico foi o que apresentou maior média seguido do domínio meio ambiente, físico e relações sociais. O domínio auto avaliação da qualidade de vida foi o que teve a menor média. Assim percebemos a importância da pratica da atividade para uma melhor qualidade de vida.
NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DA ÁREA DA SAÚDE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PALMAS-TO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física - Bacharelado). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1115>. Acesso em: 22 nov. 2024