Autor(es): FERNANDA GOMES OLIVEIRA
Palavras-chave: adolescência, Ensino Médio, Escala de Stress para Adolescentes
Defendido/Publicado em: 2017-12-14
Orientador(a): Irenides Teixeira
Curso: Psicologia
Este trabalho teve como objetivo avaliar, por meio de uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa e exploratória, a prevalência de stress em alunos concluintes do Ensino Médio de uma instituição de ensino privado de Palmas/TO, por meio da aplicação da Escala de Stress para Adolescentes - ESA. Buscou ainda, identificar, por meio da análise de conteúdo, a ocorrência de fontes externas e internas de stress mais comuns na adolescência, como propõe Marilda Emmanuel Novaes Lipp, no relato de cada aluno. A amostra da pesquisa foi composta por 15 alunos da terceira série, dentre os quais 11 eram do sexo feminino e 4 do sexo masculino, com idades entre 16 e 18. Analisados os dados, verificou-se que 86% dos participantes apresentaram nível de stress elevado. Em seus discursos, descantam-se temas voltados ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), à metodologia de ensino utilizada pelo colégio, escolha profissional, conflitos com os colegas de classe, mudanças significativas e desacordo entre as exigências e expectativas e seu verdadeiro potencial para alcançá-las. Notou-se a considerável necessidade de acompanhamento psicológico a esses alunos. Mais pesquisas devem ser realizadas, envolvendo também alunos de instituições privadas e públicas, para subsidiarem intervenções destinadas a essa população.
STRESS EM ADOLESCENTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADO DE PALMAS/TO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1140>. Acesso em: 22 nov. 2024