Autor(es): TATYLA RAYANE BARBOSA DE SOUZA

Palavras-chave: Prática da psicoterapia pessoal, Formação em Psicologia, Desenvolvimento pessoal e profissional

Defendido/Publicado em: 2018-06-05

Orientador(a): Carolina Santin Cotica

Curso: Psicologia


A presente pesquisa se propôs identificar qual a relevância da prática da psicoterapia pessoal durante a formação acadêmica a partir da percepção dos acadêmicos de psicologia do último ano do curso. Esta se trata de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem quantitativa. A mesma foi realizada com 19 acadêmicos de psicologia de uma instituição de ensino superior privada de Palmas - TO, que estão no último ano do curso e realizam estágio em ênfase clínica. Foi utilizado um questionário fechado elaborado pela pesquisadora e dividido em duas partes principais: Perfil geral dos acadêmicos matriculados no estágio curricular em ênfase clínica e relevância da prática psicoterápica pessoal que ainda foi dividida em três categorias. Referente ao perfil geral dos acadêmicos obteve-se como resultado que 84% são do sexo feminino e 16% do sexo masculino. Em relação à faixa etária, 89, 5% tinham entre 16 e 20 anos, e 10,5% entre 26 e 30 anos de idade. Referente ao período cursado 37% são acadêmicos do 9º e 68% 10º período. No perfil geral também foi feito um levantamento sobre a adesão à psicoterapia em algum momento de suas vidas e/ou no momento atual, deste modo, pode-se constatar que somente 42% já realizaram psicoterapia anteriormente e 26% realizam atualmente, tendo como principal motivação para procura da mesma o desenvolvimento do autoconhecimento. Em relação à prática da psicoterapia pessoal, conclui-se que a percepção dos acadêmicos sobre essa temática é de que ela é extremamente importante para a formação acadêmica, assim os participantes demonstram estar conscientes sobre esta prática no processo de formação, mais especificamente no último ano do curso, no entanto, os mesmos são incongruentes ao não aderirem ao processo, tendo como principal justificativa questões financeiras.


Como citar

A RELEVÂNCIA DA PRÁTICA DA PSICOTERAPIA PESSOAL DURANTE A FORMAÇÃO: uma percepção dos acadêmicos de Psicologia de uma instituição de ensino superior privada de Palmas – TO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1172>. Acesso em: 23 dez. 2024

Banca (avaliadores)

  • Carolina Santin Cotica (Presidente)
  • Izabela Almeida Querido
  • Thais Moura Monteiro

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