Autor(es): TAINA BERNARDES
Palavras-chave: corpo, Instagram, Percepção corporal, Fisiculturismo
Defendido/Publicado em: 2018-06-12
Orientador(a): Irenides Teixeira
Curso: Psicologia
A presente pesquisa disserta sobre os possíveis impactos da cultura midiática e de marketing sobre a geração fitness no que concerne a percepção corporal das mulheres e como essas mulheres se apresentam em rede. Com isso, buscou-se verificar fatores psicológicos desencadeantes e/ou mantenedores por trás da busca feminina pelo corpo perfeito pós-moderno junto ao uso do aplicativo Instagram. Destacaram-se dentro da matriz teórica deste trabalho autores como David Le Breton, Guy Debord, Jean Baudrillard e Jurandir Freire Costa. Coube aos procedimentos metodológicos deste estudo uma pesquisa aplicada em campo embasada pelo método dialético com abordagem qualitativa. Os procedimentos técnicos foram pautados por uma pesquisa bibliográfica e documental e no estudo de caso, cujo objetivo explicativo embasou-se na busca dos fatores por trás da busca do corpo perfeito e a exposição disso em rede. Foram analisadas entre Janeiro de 2017 à Dezembro de 2017 as publicações de dois perfis de atletas femininas do fisiculturismo na rede social Instagram e obteve-se como resultado a maneira como o corpo é construído dentro dos padrões impostos pela mídia digital sob a influência da geração fitness, a representação do corpo e os sentidos atribuídos a eles no processo de construção identitária. Foi verificado que o aplicativo engloba questões significativas observados na cultura da sociedade pós-moderna como: os discursos publicitários sobre a beleza feminina que transformam o corpo em objeto o que corrobora para um condicionamento os indivíduos a se comportarem de maneira narcísica e ocasionam no aumento da insegurança a partir do fluxo de compartilhamento e retroalimentação positiva percebido em rede. Dessa maneira, este trabalho pretendeu contribuir para a compreensão dos fenômenos e fatores psicológicos atuais que estão por trás das práticas de exercícios resistidos, presentes na relação entre o uso do aplicativo Instagram como instrumento de controle midiático e marketing e na constituição das representações socioculturais que provocam os novos formatos de percepção corporal contemporâneos.
BERNARDES, T. A OBSESSÃO FEMININA PELO CORPO SARADO: um estudo de caso com fisiculturistas na rede social Instagram. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1188>. Acesso em: 22 nov. 2024