Autor(es): KELDNA SOUSA ARAUJO

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Inclusão Social, Educação inclusiva

Defendido/Publicado em: 2019-06-03

Orientador(a): Iran Johnathan Silva Oliveira

Curso: Psicologia


Pretende-se discutir neste artigo, aspectos teóricos relacionado com a prática profissional, que envolvem os processos de inclusão social de crianças com Transtorno do Espectro Autista- TEA, da Escola Municipal Maria Verônica em Palmas/TO. Nesse sentido, o texto discorre sobre o contexto histórico e os conceitos fundamentais da Educação inclusiva. Os conceitos utilizados não perpassam somente pelo processo de escolarização, mas de construção de um indivíduo que consiga alcançar sua própria autonomia na sociedade. O texto discute as dificuldades encontradas pelos profissionais dentro do processo de inclusão. TEA é caracterizado principalmente por dificuldades de interações sociais, desse modo, cabe desenvolver pesquisas científicas que possam contribuir para inserção dessas pessoas nos ambientes sociais. A pesquisa foi aplicada em campo, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e aplicação de formulário adaptado semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, e a aplicação da Escala de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão- ELASI na versão B, com o intuito de verificar a visão dos profissionais em relação à inclusão de pessoas com necessidades especiais. Compreende-se que a escola possui um papel fundamental no desenvolvimento infantil, e contribui para a constituição de habilidades sociais em pessoas com TEA. Observou-se com os dados coletados, que a responsabilidade de incluir está muito atribuída à figura do professor. Pensando na totalidade do processo, o professor é uma figura essencial, e é dele que se esperam os maiores resultados, no entanto, o sucesso de uma escola inclusiva depende de ações mútuas e contínuas. No entanto, não se configura somente de responsabilidade do professor, mas entende-se que para que o processo de inclusão social ocorra de maneira eficaz e satisfatória. Verificou-se ainda que seja preciso que todos estejam com atitudes voltadas para a compreensão da complexidade desse processo. Assumindo um papel mais autônomo nesse processo, no entanto, não isentando a escola da importância de planejar e buscar ações de capacitações desses servidores. Por isso, sugerem-se estudos na área que favorecem a construção de estratégias e habilidades pedagógicas para as instituições escolares do país. Assim, o envolvimento e a permanência de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA ocorra cada vez mais nas unidades escolares de todo país.


Como citar

ARAUJO, K. S. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1229>. Acesso em: 22 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Iran Johnathan Silva Oliveira (Presidente)
  • Ana Beatriz Dupré Silva
  • Izabela Almeida Querido

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