Autor(es): RAFAELA DE ABREU MARTINS
Palavras-chave: Análise do Comportamento, Orientação Profissional, Programa-modelo
Defendido/Publicado em: 2019-06-06
Orientador(a): Ana Beatriz Dupré Silva
Curso: Psicologia
Sabe-se que a adolescência é um período marcado por inúmeras transformações na vida do indivíduo e que este precisa assumir um novo papel, tomando decisões em relação ao seu futuro (ALMEIDA; PINHO, 2008). Diante dessa realidade, a Orientação Profissional é apresentada como um suporte para esses adolescentes na escolha de uma futura profissão. Destaca-se, nesse contexto, o trabalho da psicóloga e doutora Cynthia Borges, que propôs um Programa-Modelo de Orientação Profissional que contém atividades vivenciais além de materiais que exigem as práticas de leitura e escrita. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo traçar adaptações ao Protocolo, para que ele se tornasse mais dinâmico quando aplicado a indivíduos pouco letrados. O estudo é classificado como qualitativo, descritivo, aplicado, com levantamento de campo e ex post facto. A amostra da pesquisa foi composta por 10 acadêmicos e 10 egressos do curso de Psicologia do Ceulp Ulbra, que relataram suas experiências conduzindo grupos de Orientação Profissional, replicando o Protocolo de Cynthia Borges. Por meio da análise do conteúdo verbalizado pelos participantes, foi proposta uma releitura do Programa.
DINAMIZANDO UM PROTOCOLO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1238>. Acesso em: 23 dez. 2024