Autor(es): RAISSA BITZCOF DE MOURA
Palavras-chave: Avaliação Psicológica, Avaliação Psicológica Infantil, Recursos Lúdicos
Defendido/Publicado em: 2019-06-11
Orientador(a): Ruth do Prado Cabral
Curso: Psicologia
A avaliação psicológica é uma das incumbências restritas ao profissional de psicologia, é fundamental a utilização de manejos adequados para tal, a fim de obter resultados fidedignos. A avaliação psicológica com crianças é capaz de promover prevenção de demandas futuras. Entre diversos recursos utilizados para o processo de avaliação infantil, há a presença dos lúdicos, este é capaz possibilitar que o sujeito em atendimento exponha suas características psicológicas e suas demandas. Esta pesquisa descreveu quais os recursos lúdicos são utilizados pelos alunos do Estágio Básico IV, no decorrer do processo de Avaliação Psicológica Infantil do Serviço Escola de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas. A amostra foi de quarenta e quatro prontuários elaborados durante o ano de 2018 pelo SEPSI, cujo público foi crianças de três a onze anos e onze meses. Os jogos diversos foi à categoria de recursos lúdicos mais utilizados, presente em 79,54% dos prontuários; seguido de brinquedos diversos, com vinte e cinco casos, totalizando 56,81%. Logo após, a categoria materiais de arte, perfazendo 29% dos prontuários. Em menores proporções, livros, recursos para exploração sensorial, criações e dramatização presentes em 13,63%, 9,09%, 4,54% e 6,82%, respectivamente. As categorias brincadeiras antigas e fantasia não foram utilizadas e nenhuma avaliação. Ao relacionar as queixas com os recursos lúdicos, verificou-se que jogos foram os mais utilizados para as questões de aprendizagem e os brinquedos para demandas relacionadas à cognição. Espera-se que o resultado dessa pesquisa possa contribuir para as futuras avaliações psicológicas do SEPSI e de outros Serviços Escolas de Psicologia do Brasil. Principalmente no que tange às escolhas de recursos lúdicos para sanar as queixas dos clientes, ainda e também, para viabilizar o preenchimento dos prontuários.
MOURA, R. B. A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1239>. Acesso em: 13 nov. 2024