Autor(es): ELISANDRA SILVEIRA GONCALVES RODRIGUES
Palavras-chave: Ansiedade, Docentes, Estresse ocupacional, Ambiente escolar
Defendido/Publicado em: 2019-12-12
Orientador(a): Iran Johnathan Silva Oliveira
Curso: Psicologia
O estresse atinge milhares de pessoas em todo o mundo e decorre de diversos fatores, sociais, emocionais, físicos, psíquicos, dentre outros. Atualmente, há diversos estudos que buscam alternativas para minimizar os sintomas e o surgimento de doenças psicossomáticas, sendo que, um dos principais fatores é o ambiente organizacional/profissional. A presente pesquisa teve como objetivo identificar os possíveis elementos que geram estresse em professores, em todos os segmentos de ensino, na qual se buscou avaliar os fatores operantes e verbais, e evidenciar a importância do profissional de psicologia na promoção e prevenção da saúde emocional no ambiente escolar. A metodologia aplicada consistiu em uma revisão sistemática. Foram observados que diversos fatores como perspectivas pessoais e profissionais frustradas, sobrecarga de trabalho, motivação, ansiedade ocupacional, relações interpessoais com colegas de trabalho e alunos são fontes causadoras de estresse ocupacional. O estresse é um dos principais problemas de saúde que implica no adoecimento de professores, problema este que deve fazer parte de discussões e debates, visando reformulações de políticas educacionais e públicas, pois não afetam somente o desenvolvimento de atividades curriculares, mas também afeta diretamente à saúde do trabalhador que tem sua qualidade de vida prejudicada.
RODRIGUES, E. S. G. ESTRESSE E DOCÊNCIA: Uma análise dos agentes estressores dos professores da Educação Infantil ao Ensino Superior. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1249>. Acesso em: 13 nov. 2024