Autor(es): FERNANDA KAROLINE BONFIM DA SILVA
Palavras-chave: Mídia, fotografia e psicologia, autoestima feminina, corporeidade
Defendido/Publicado em: 2019-12-02
Orientador(a): Irenides Teixeira
Curso: Psicologia
A autoestima é a avaliação que o indivíduo faz de si mesmo. É um constructo psicológico baseado em aspectos totais do funcionamento das atividades humanas. Corresponde a um somatório de valoração e atribuições de como o indivíduo se vê e se apresenta, e de como ele é visto e recebido. Neste contexto, através das manifestações midiáticas promovidas pela indústria da beleza, o corpo belo, jovem, branco e saudável se destaca como aquele idealizado pelo mundo do consumo e é veiculado como um dos principais mediadores da felicidade humana, o que costuma não acontecer, resultando em consequências, assim como as psicopatologias. Ainda nesta perspectiva, a utilização da Fotografia pode funcionar como dispositivo terapêutico em indivíduos que têm a saúde mental prejudicada. Nessa direção, para o presente estudo realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a utilização da fotografia como dispositivo terapêutico em relação a valoração da autoimagem feminina. O objetivo desse trabalho visa apresentar uma revisão sistemática sobre o assunto nos anos de 2008 a 2018, que engloba a fotografia como expressão de saúde mental e dispositiva de mudança na autoestima de mulheres. Identificou-se que o corpo é uma identidade, constituída pela cultura, genética e autopercepção. Apresentou-se que na cultura brasileira, as representações de papéis direcionada a figura feminina é fomentada pela mídia, que categoriza e propaga falsas ideias e faz do corpo um objeto mutável. Um papel importante na mídia é a fotografia/imagem, que de acordo com as pesquisas, estas informam, denotam emoção, criam realidade e funcionam como um filtro social, de modo a naturalizar a ideia de corpo ideal, sendo este o jovem, magro e branco. Por fim, os resultados apontaram consequências da objetificação corporal, doenças que são apresentadas como sintomas do ´´mito da beleza``, ou seja, o choque entre o self real versus self ideal corroboram para a baixa autoestima e psicopatologias. Diante do resultado obtido, sugere-se que pesquisadores se interessem em usar a fotografia, a fim de promover a autoestima feminina.
Fernanda Bonfim FOTOGRAFIA, CORPO E AUTOESTIMA FEMININA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1256>. Acesso em: 13 nov. 2024