Autor(es): LISANDRA MACIEL DE SA

Palavras-chave: Educação especializada, Velhos, Terapêutico

Defendido/Publicado em: 2019-11-26

Orientador(a): Ana letícia Covre Odorizzi Marquezan

Curso: Psicologia


Tendo em vista o grande crescimento da população de velhos e suas
necessidades advindas da fase do envelhecimento, elucida-se a importância do
acesso à educação bem como um ambiente favorável a potencializar as
habilidades do velho no contexto no qual ele se encontra, em busca da
construção de uma velhice saudável, nos seus aspectos físicos, psíquicos e
sociais. Com isso, a presente pesquisa tem como objetivo identificar o suposto
caráter terapêutico envolvido na vivência do velho junto ao projeto
Universidade da Maturidade - UMA , assim como a relação dos velhos com o
projeto nos aspectos sociais, pessoais e acadêmicos. Nessa perspectiva,
trata-se de um estudo quanti-qualitativo, a fim de obter através de um
questionário a experiência dos velhos com o projeto para posterior análise a
partir do referencial teórico adotado. No que se refere aos resultados
obtidos,percebe-se que a participação efetiva dos velhos na Universidade da
Maturidadecontribui significativamente para uma melhor vivência da fase da
velhice, destacando os aspectos sociais, acadêmicos e pessoais. Pode-se
concluir os efeitos positivos e compensatórios bem como o teor terapêutico do
projeto na vida dos velhos participantes.


Como citar

SA, L. M. CARÁTER TERAPÊUTICO: Os principais pontos de vista do acadêmico velho frente ao projeto da Universidade da Maturidade - UMA/UFT-TO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1266>. Acesso em: 26 dez. 2024

Banca (avaliadores)

  • Ana letícia Covre Odorizzi Marquezan (Presidente)
  • Luiz Sinésio Silva Neto
  • ROSANGELA VELOSO DE FREITAS

Arquivos (download)