Autor(es): GABRIELA JUSTINO VALOES
Palavras-chave:
Defendido/Publicado em: 2019-11-22
Orientador(a): Daniel Iglesias de Carvalho
Curso: Engenharia Civil
O presente trabalho apresenta análise modal em pontes com três módulos de elasticidade aplicados a três modelos longitudinais, resultando em nove combinações. Dessas combinações foram extraídas as deformações máximas e mínimas e as frequências em cada um dos seis modos de vibração analisado, conforme o software Ansys. Conforme alterado o módulo de elasticidade, alterava-se a rigidez. Percebeu-se que ao aumentar a rigidez as frequências também aumentam independente do modelo utilizado e que ao manter-se a rigidez alterando apenas o modelo longitudinal, as estruturas 2 e 3 comportam-se de maneira igual. Nota-se também que as estruturas 1 tiveram valores de frequências, de deformações máximas e mínimas maiores que as outras estruturas. E quando comparados as deformações máximas pelos modelos estruturais, observa-se que independente do material as deformações serão muito semelhantes.
As vibrações obtidas no estudo também foram aplicadas ao corpo humano e verificado onde pode ser causado o incomodo dependendo da frequência atingida. Nessa comparação foi observado que 33,33% das frequências obtidas, menores que 1Hz, podem causar desconforto no labirinto do ouvido esquerdo, ter o sistema nervoso central perturbado e pode produzir náuseas e vômitos. Já 61,11% das frequências, valores entre 1 a 20 Hz, podem afetar os ombros, o braço, o abdômen, a coluna vertebral e a perna estando rígida. E com 5,56% as frequências acima de 20Hz, podendo causar desconforto na cabeça, nos olhos e no antebraço.
ESTUDO DA ANÁLISE MODAL EM PONTES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1479>. Acesso em: 23 nov. 2024