Autor(es): DANIEL VINGREN PONTES FERREIRA
Palavras-chave: Patologias, Pontes, Concreto Armado, Manifestações Patológicas, Inspeção, Obras de arte especiais
Defendido/Publicado em: 2019-11-12
Orientador(a): Michele Ribeiro Ramos
Curso: Engenharia Civil
Este trabalho tem como objetivo realizar a inspeção e avaliação das manifestações patológicas existentes em Obras de Arte Especiais, sob a ótica da norma de inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto, NBR 9452:2016, através da realização de estudo de caso em quatro pontes localizadas no município de Palmas-TO, determinando assim a condição da estrutura. Tal estudo partiu de premissas previamente estudadas, abordando as tipologias das OAE’s, os mais variados e comuns tipos de manifestações patológicas e os métodos de inspeção. O estudo de caso contou com inspeções no local e mapeamento das manifestações patológicas encontradas. Através da metodologia desenvolvida, foi possível identificar condições insatisfatórias nas obras estudadas e, ao mesmo tempo, relatar ao poder público sua real situação.
Este trabalho pode, futuramente, servir como base para o estudo terapêutico das OAE’s avaliadas e, também, para novos estudos de prevenção e diagnóstico de patologias em outras obras, evitando suas manifestações e, com isso, aumentando a qualidade construtiva, a durabilidade e desempenho da obra e diminuindo custos futuros de manutenção ou interrupções de serviço que estas manifestações venham a causar.
Daniel Vingren INSPEÇÃO EM PONTES DE CONCRETO ARMADO COM O AUXÍLIO DA NBR 9452:2016: Estudo de caso em pontes sobre o córrego Sussuapara em Palmas - TO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1551>. Acesso em: 22 nov. 2024