Autor(es): JOSE MANUEL CARLOS GARCIA FILHO

Palavras-chave: Resistência, Concreto permeável, permeabilidade

Defendido/Publicado em: 2019-11-12

Orientador(a): Denis Cardoso Parente

Curso: Engenharia Civil


Com o desenvolvimento dos centros urbanos, e crescimento acelerado das cidades sem
planejamento, acarretam impactos no meio ambiente. O grande problema desse crescimento é
a impermeabilidade do solo devido as vias públicas e construções. O presente trabalho apresenta
uma tecnologia inovadora que é atualmente bem utilizada em países da Europa, sendo capaz de
amenizar esses efeitos no sistema de drenagem convencional.
A metodologia baseia-se em pesquisas bibliográficas que envolvem os elementos do
pavimento de concreto permeável, onde é definido um traço de execução para que suas
características permeáveis e mecânicas atendam as recomendações da norma, também realizado
a substituição de agregado graúdo por agregado miúdo na mistura, para verificar se há aumento
em sua resistência mecânica sem interferir na característica de condutor hidráulico.
Outro fator analisado pelo presente trabalho é utilização deste material em
estacionamentos, e para isso utilizando o estacionamento do CEULP/ULBRA como modelo,
onde através de parâmetros realizamos um comparativo das vazões geradas por escoamento
superficial no pavimento, e foi constatado que a utilização do pavimento reduzir
significativamente o acumulo de água no sistema de drenagem convencional.


Como citar

José Manuel ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE PEÇAS DE CONCRETO PERMEÁVEL EM ESTACIONAMENTOS NA REDUÇÃO DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1584>. Acesso em: 23 dez. 2024

Banca (avaliadores)

  • Denis Cardoso Parente (Presidente)
  • Carlos Spartacus da Silva Oliveira
  • Fernando Moreno Suarte Júnior

Arquivos (download)