Autor(es):
Palavras-chave: Qualidade de Vida, Nível de atividade física, Pais e Filhos
Defendido/Publicado em: 2015-12-10
Orientador(a): Erika da Silva Maciel
Curso: Educação Física - Bacharelado
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o nível de atividade física e a percepção da qualidade de vida de um grupo de pais de escolares da escola municipal Monteiro Lobato Palmas-TO. Os instrumentos utilizados foram o Questionário Internacional de Atividade
Física versão curta e semanal (IPAQ), com o objetivo de identificar o nível de atividade física. Na avaliação da percepção da qualidade de vida foi aplicado o questionário WHOQOL-bref, constituído de 26 questões, para as condições socioeconômicas foi utilizado o questionário que faz parte do Critério de Classificação Econômica do Brasil da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Foram convidados a participar da pesquisa 123 pais dos alunos com idades de 9 e 10 anos que estudam nesta escola. A pesquisa foi constituída por 74 pais, mulheres 72,97%, homens 27,03%. O resultado do NAF indicou que a maioria dos entrevistados foram classificadas como muito ativos 43%, ativo 27%, insuficientemente ativo 19% e sedentário 11%. Observou-se entre os domínios da QV que o maior escore médio foi no domínio psicológico 15,89, com pouca diferença entre o domínio físico 15,76 e relações sociais 15,48, ficando por último com menor média o domínio meio ambiente 13,82. Ao fim deste trabalho verificou-se que há uma prevalência de famílias da classe B1 e B2. A escolaridade predominante dos pais corresponde à conclusão do ensino médio. E a maioria dos pais são fisicamente ativos.
Avaliação do nível de atividade física e percepção da qualidade de vida de pais de alunos de uma escola pública. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física - Bacharelado). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2015. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/165>. Acesso em: 22 nov. 2024