Autor(es): DANILO CARDOSO MENDES

Palavras-chave: concreto auto adensável, Pó de granito, Viabilidade Técnica e Econômica

Defendido/Publicado em: 2019-02-28

Orientador(a): Fábio Henrique de Melo Ribeiro

Curso: Engenharia Civil


O presente trabalho tem por objetivo realizar a análise da substituição do agregado miúdo areia natural pelo pó de granito resíduo proveniente do polimento de pedras ornamentais nos traços de concreto auto adensável (CAA) , assim como estudar as características do CAA no estado fresco e no estado endurecido , por fim analisar a viabilidade econômica dos traços de CAA com o resíduo proveniente de granito. Os traços foram dosados de acordo com o método de dosagem proposto por Tutikian e Dal Molin (2007), utilizando areia natural para a produção dos traços de referência é utilizando-se também porcentagens de 15%, 30% e 50% de pó de granito em substituição da areia natural para os demais traços de CAA, foi utilizado aditivo hiperperplastificante e sílica ativa para melhorar a trabalhabilidade e coesão das misturas. Foram realizados ensaios no concreto no estado fresco Slump Flow T50, “Slump Flow” e J ring, no estado endurecido foram realizado o ensaio de resistência à compressão, tração por compressão diametral, absorção de água e modulo de elasticidade e pôr fim a produção dos gráficos com as curvas de dosagens. Os resultados obtidos comprovam que é possível a utilização do pó de granito na produção de CAA.


Como citar

MENDES, D. C. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO PÓ DE GRANITO NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO AUTO ADENSÁVEL.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1681>. Acesso em: 03 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Fábio Henrique de Melo Ribeiro (Presidente)
  • Denis Cardoso Parente
  • Roldão Pimentel de Araújo Junior

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