Autor(es): DAYELLE ELIAS AMARAL
Palavras-chave: ponte, Manifestação patológica, Manutenções, Deterioração
Defendido/Publicado em: 2019-05-31
Orientador(a): Daniel Iglesias de Carvalho
Curso: Engenharia Civil
Este estudo propõe a avaliação dos elementos estruturais, da Ponte Fernando Henrique Cardoso, situada na cidade de Palmas/TO. Com o intuito da verificação do grau de risco estrutural, avaliando a deterioração dos elementos isolados e da estrutura como um todo, baseou-se na Metodologia GDE/UnB. O grau de risco é indicado por meio de uma nota técnica asssociada a respectiva condição de estabilidade de cada obra, obtida dos critérios de pontuação adotados pela metodologia.
Foram realizadas inspeções visuais na ponte em estudo e os dados coletados foram utilizados para a avaliação das estruturas pela metodologia estudada. Os resultados obtidos foram analisados e a formulação da metodologia GDE/UnB foi alterada para um melhor ajuste à aplicação em um sistema de gestão de OAEs. Posteriormente, analisou-se a incidência dos diferentes danos nas estruturas inspecionadas, sendo os mais encontrados, fissuras, desagregações, umidades e manchas. Assim como, os elementos que necessitam de intervenção prioritárias: pilares (P16) e juntas de dilatapção (J16 e J18).
Resultando no grau sofrível de deterioração da ponte Fernando Henrique Cardoso, se faz necessário inspeção especializada rigorosa e em curto prazo, de no máximo 6 messes.
AMARAL, D. E. AVALIAÇÃO DO GRAU DE DETERIORAÇÃO ESTRUTURAL DA PONTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO APLICANDO A METODOLOGIA GDE/UNB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1682>. Acesso em: 23 dez. 2024